Também conhecida como outsourcing, a terceirização é uma ferramenta corporativa que visa aumentar a agilidade e lucratividade, utilizada tanto para atividade-meio quanto para atividade-fim. Muitos equivocadamente consideram-na como meio de reduzir custos com os trabalhadores das atividades-meio da empresa, afinal, com a contratação de uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional é possível economizar, e muito, com acertos trabalhistas. Geralmente é aplicada em empresas do setor de telecomunicações, mas pode ser encontrada até mesmo em mineradoras.
Uma de suas vantagens é a eliminação da burocracia que envolve a contratação de funcionários. Um grande benefício para empresas que não possuem muito pessoal de escritório disponível.
Quando surgiu o conceito de terceirização, muitas empresas correram atrás e adotaram essa nova abordagem. É fato que, no início, empresas tiveram crescimento de até 70%, milhares de miniempresas terceirizadas começaram a surgir, e o mercado corporativo via com bons olhos tudo isso. Dessa forma, a terceirização se expandiu rapidamente pelo mundo de forma exponencial.
Mas o que era bom inicialmente se tornou um grande causador de problemas. A terceirização se mostrou mais frágil do que parecia, e por ter sido usada de forma arbitrária, causou grandes problemas econômicos para muitas empresas.
Um bom caso a se lembrar é o da montadora Toyota. Na época, a montadora, com intuito de economizar em processo de fabricação e acelerar a produção, terceirizou parte do sistema elétrico de seus veículos. Não demorou muito para que as empresas terceirizadoras diminuíssem a qualidade de seus produtos, causando assim grandes prejuízos à montadora japonesa.
É preciso aprender com os erros dos outros para poder se manter no caminho certo. Dessa forma, separamos algumas dicas de quando é recomendado não terceirizar um produto ou serviço.
- Quando é melhor não terceirizar?
- Quando o custo interno de produção for no máximo 30% a mais do que o produto terceirizado.
- Quando for necessário ter um maior controle sobre questões de qualidade.
- Quando a peça ou o serviço for indispensável para a organização.
- Quando se fizer necessário aprender sobre a tecnologia e pressionar para baixo o preço cobrado pelos fornecedores.
- Quando as leis do país não regulamentarem tal processo.
- Vantagens da não terceirização
- Obtenção do know-how a longo prazo.
- Possibilidade de barganha com fornecedores.
- Conhecimento de causa sobre os processos adotados pelo fornecedor para prestar o serviço.
- Maior controle sobre o processo produtivo.
- A qualidade muitas vezes é superior a de produtos terceirizados.
Sendo assim, é preciso salientar que a terceirização deve ser pensada, não somente como uma forma de reduzir custos, sua função e benefícios vão muito além disso. É preciso saber o impacto que a terceirização de determinado produto ou serviço causará em todos os processos da empresa. Se você não possuir esse prospecto, então, a melhor escolha é adiar a terceirização até tudo estar planejado e projetado.
Pare, pense, planeje e projete, esses pequenos passos podem determinar com maior precisão os rumos que sua empresa adotará no futuro.
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