Com certeza, liderar não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é um trabalho árduo, minucioso e que requer visão. É indiscutível que uma equipe é reflexo da gestão de seu líder e uma boa liderança, além de trazer os resultados, deve colaborar com o desenvolvimento dos liderados e a evolução dos negócios.
Destaco a motivação como uma das mais importantes funções do líder. Um colaborador sem motivação pessoal e profissional não tem comprometimento ou interesse com os objetivos da empresa, gerencia seu tempo de forma inadequada e tudo isso resulta em uma baixa produtividade. Motivar é componente chave para o processo da liderança, é combustível para atingimento de resultados porque quanto mais motivados estão os funcionários mais eles produzem e auxiliam no ranking positivo da empresa.
A recente pesquisa realizada nos Estados Unidos pela psicóloga americana Michelle McQuaid, especialista em desenvolvimento de pessoas, concluiu que um bom relacionamento com o chefe é mais valioso para os colaboradores do que um aumento de salário, onde 65% dos trabalhadores que participaram da pesquisa preferem ter um bom chefe a um aumento de salário. Cerca de 70% dos entrevistados apontaram que seriam mais felizes em seus trabalhos se tivessem um bom relacionamento com o chefe. Esse percentual sobe para 80%, quando considerados apenas os entrevistados de 20 a 30 anos. Percentual incrível, não é mesmo?
Evidente que a remuneração importa ao trabalhador. Mas, além disso, os profissionais estão em busca de um bom chefe. E deste líder os colaboradores desejam espaço, confiança em suas capacidades e competências e mais autonomia para executar suas tarefas. Os líderes eficientes precisam estar ligados em suas equipes e no quão motivados estão seus liderados.
Veja a seguir algumas dicas para motivar seu colaborador:
Atenção individualizada
Cada membro da equipe tem habilidades e talentos próprios. Do mesmo modo, possui expectativas e desejos pessoais e profissionais. Sendo assim, todos devem ser tratados de forma individual pelo líder, e este deve buscar alinhar os anseios do colaborador com as metas e os objetivos da empresa.
Delegue
A atitude de transferir autoridade aos colaboradores faz com que se sintam parte da equipe, parte do resultado enfim parte do trabalho porque ficam mais engajados e conscientes. Lembre-se que delegar não é transferir responsabilidade, na verdade é transferir autoridade a uma pessoa apta técnica e emocionalmente para a demanda.
Dê feedback
Esta é uma maneira do líder reconhecer um trabalho bem feito, evidenciar as qualidades do liderado, como também um modo assertivo de corrigir falhas técnicas e de comportamento. Sempre que possível faça um elogio em público.
Excelente trabalho a todos!!!
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