Feb
11

Saber ouvir é tão importante quanto saber falar

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Polito
10 de fevereiro de 2014 - 18:00

Saber-ouvir-e-tao-importante-quanto-saber-falar-televendas-cobranca

Por: Reinaldo Polito

Se saber ouvir é tão importante, por que, de maneira geral, não prestamos atenção no que as pessoas falam? Vamos analisar alguns motivos e mostrar os caminhos para melhorar essa habilidade em nossa vida.

Velocidade em descompasso – Diferentes estudos mostram que o nosso pensamento trabalha numa velocidade quatro vezes mais rápido que as palavras transmitidas oralmente. Por esse motivo, às vezes, temos dificuldade de concentração. A pessoa precisa de 1 minuto inteiro para expressar o que podemos compreender em 15 segundos. Sobram, portanto, 45 segundos para voar com o pensamento ocioso. Depois de algum tempo, podemos ficar entediados e em muitas situações deixamos de escutar o que estão falando.

Ouvidos interesseiros - Nossa audição é seletiva. De maneira geral, prestamos atenção nas informações que favorecem a nossa causa e os nossos interesses, e nos afastamos das mensagens que julgamos desfavoráveis aos nossos anseios.

Prejulgamos e distorcemos – Quando ouvimos uma mensagem que contraria a nossa forma de pensar, iniciamos um processo defensivo no qual passamos, mentalmente, a debater as ideias contrárias, criticando as informações já transmitidas e procurando antecipar e resistir às novas mensagens.

O ambiente distrai – Todos os elementos e fatos que estão à nossa volta podem interferir na concentração. O ranger das cadeiras, a temperatura, uma pessoa tossindo, as máquinas que fazem barulho fora da sala podem desviar nossa atenção.

Escutar dá trabalho – Escutar exige uma atitude ativa, concentração e esforço intelectual. Ocorre, entretanto, que a maioria de nós prefere ouvir de maneira passiva, sem analisar ou interpretar o que está sendo falado.

O que ganhamos escutando melhor?

Agora que já vimos alguns dos motivos que nos levam a ouvir mal, vamos analisar por que é importante escutar. Só o fato de saber que muito do que conhecemos foi aprendido ouvindo as pessoas já justificaria mais dedicação para escutar melhor.

A maneira como escutamos pode interferir de forma decisiva no sucesso profissional e na qualidade do nosso relacionamento pessoal. As pessoas que têm dificuldade para escutar apresentam baixa produtividade no trabalho e dificuldade para se relacionar.

Como escutar melhor

Para aprimorar a habilidade de escutar dedique-se à prática de algumas regrinhas muito simples e que dão excelente resultado:

Entenda antes de interpretar ou criticar – O primeiro passo para escutar melhor é refrear a tendência de interpretar ou criticar uma mensagem, antes mesmo que ela tenha sido concluída ou perfeitamente entendida.

Meça a sua compreensão – Pelo fato de termos, quase sempre, uma audição passiva, geralmente não nos preocupamos em saber quanto do que ouvimos efetivamente conseguimos lembrar. Um bom exercício para escutar melhor é procurar lembrar quais as informações que ouviu e quanto da mensagem conseguiu guardar.

Faça anotações – Um bom método para se concentrar nas informações que ouve é fazer anotações dos tópicos que julgar mais importantes. É evidente que esse exercício deverá ser reservado para a participação em palestras, aulas e reuniões.

Saia um pouco de si mesmo – De maneira geral, ficamos tão preocupados conosco que acabamos nos esquecendo de que as outras pessoas necessitam ser reconhecidas e consideradas. Por isso, para melhorar sua capacidade de escutar, procure aceitar as pessoas como elas são e não como você gostaria que fossem. Reconheça que existe a possibilidade de estar enganado em algumas opiniões e dê um voto de confiança para a maneira de pensar dos outros.

Não interrompa – Quando alguém estiver falando tente não interromper. A pessoa não irá ouvi-lo, pois ainda estará preocupada com o que teria a dizer. A pessoa que ouve pode ser mais bem vista do que a que fala.

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, professor de oratória, escritor e palestrante. | www.polito.com.br

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

*preenchimento obrigatório
[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: