Por: Carlos Carlucci
A migração dos contact centers para as cidades do interior ou capitais menos populosas tem sido noticiada nos últimos meses. O estado de São Paulo ainda concentra o maior número de empresas do setor, mas isto vem diminuindo a cada ano. Muitos são os motivos que têm provocado esta mudança e acredito que vale a pena fazer uma avaliação dos prós e contras.
O Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) divulgou dados que mostram que nos últimos anos houve uma redução de 5% da participação das empresas no estado de São Paulo. Ainda há uma previsão de que nos próximos cinco anos este número aumente para 10%.
Enquanto São Paulo apresentou esta queda, as regiões Norte e Nordeste têm tido crescimento no setor. Dados da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec) apontam que o Nordeste fechou 2012 com 11% de participação no setor, em 2009, era 9%.
Esta migração tem acontecido principalmente pela oferta de mão de obra, incentivos fiscais e redução de custos. Há cidades que oferecem descontos e até mesmo isenção de impostos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O preço dos imóveis também é mais convidativo, considerando que nos últimos anos houve uma valorização dos imóveis nas grandes cidades e, por consequência, aumento dos valores.
A qualificação e comprometimento dos funcionários também é um fator apontado para esta ida para cidades menores. Algumas empresas que fizeram esta mudança relatam que há menor rotatividade de colaboradores e maior produtividade. A qualidade de vida proporcionada pelas pequenas cidades pode ser uma justificativa. O funcionário perde menos tempo no trânsito, por exemplo.
Vale destacar também que há uma boa receptividade pela população e instituições locais. Com a instalação de uma grande empresa em uma cidade pequena o impacto acaba sendo positivo, pois gera crescimento econômico e social, e isto faz com que a empresa seja bem quista pelos moradores, há um vínculo maior.
Não há como negar que existem diversas vantagens nesta migração, seja para cidades do interior ou até mesmo para as regiões Norte e Nordeste. Contudo, é importante lembrar que cidades menores podem não ter um número satisfatório de trabalhadores para atender a demanda da empresa e embora tenha alta oferta de mão de obra, nem sempre há profissionais preparados para assumir a função.
E estas são as principais vantagens de manter uma empresa em uma grande metrópole. Há uma significativa oferta de profissionais qualificados. O avanço tecnológico também merece destaque. As novas tecnologias chegam primeiro as grandes cidades e no setor de contact center isso deve ser levado em consideração.
Como em qualquer decisão que envolve uma empresa, é preciso sempre fazer uma boa avaliação dos prós e contras. Não vale a pena fazer a mudança só porque tem se mostrado uma tendência nos últimos anos. Cada organização possui uma cultura e deve se basear em suas experiências e necessidades para decidir se o melhor a fazer é se instalar em uma metrópole ou em uma cidade menor.
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