O estudo Marcas Mais Amadas, realizado pela Officina Sophia, mostra que quanto maior é o amor, maior é também a tolerância
Por: Melissa Lulio
Dizem que o tempo cura tudo. Dizem, também, que amores reais nunca acabam. E é mais ou menos isso que o estudo Marcas Mais Amadas, realizado pela Officina Sophia, nos mostra. O fato é que, para os clientes, o fator conexão emocional é fundamental na hora de escolher uma marca que conquiste seu coração.
Amor versus Satisfação
Segundo Paulo Secches, presidente da Officina Sophia, amar uma marca é muito mais do que estar satisfeito com ela. Ele cita que existem cinco níveis de relacionamento do consumidor com a empresa. A satisfação é um sentimento que acontece nos níveis mais baixos, enquanto o amor é a relação mais forte possível.
“Os primeiros níveis são absolutamente racionais”, explica Secches. Na quarta fase, porém, a relação com a marca passa a ser emocional. “De quem você ama, aceita falhas e erros. Existe uma tolerância maior”, afirma. “Isso explica porque o amor é mais importante do que a satisfação.”
O que é o amor?
A consultoria construiu um consolidado com dados de todas as medições feitas de 2013 a 2016 para explicar o que determina o amor de marca. “Quando observamos esses dados consolidados vemos que cinco fatores interferem na formação desse sentimento”, afirma. “Considerando que a qualidade é um pré-requisito, uma marca amada é aquela com a qual tenho uma forte conexão emocional e percebo como feita para mim.”
Como funciona o estudo?
• O amor foi avaliado por meio de uma escala de zero a dez. Quanto mais próximo do número dez, maior é o amor. Ao contrário das outras notas, que tiveram peso um, o ponto dez teve peso dois.
• As mais amadas são calculadas em termos de intensidade, não número de amantes.
• O ranking é seletivo. Ou seja, marcas com baixo número de avaliadores e alta variabilidade amostral não estão presentes no ranking. Dessa forma, admitiu-se a possibilidade de que determinadas categorias não tivessem marcas amadas.
Afinal, quais são as marcas mais amadas?
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.