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Essas marcas conquistaram o amor do consumidor

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Consumidor Moderno
02 de agosto de 2016 - 18:07

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O estudo Marcas Mais Amadas, realizado pela Officina Sophia, mostra que quanto maior é o amor, maior é também a tolerância

Por: Melissa Lulio

Dizem que o tempo cura tudo. Dizem, também, que amores reais nunca acabam. E é mais ou menos isso que o estudo Marcas Mais Amadas, realizado pela Officina Sophia, nos mostra. O fato é que, para os clientes, o fator conexão emocional é fundamental na hora de escolher uma marca que conquiste seu coração.

Amor versus Satisfação

Segundo Paulo Secches, presidente da Officina Sophia, amar uma marca é muito mais do que estar satisfeito com ela. Ele cita que existem cinco níveis de relacionamento do consumidor com a empresa. A satisfação é um sentimento que acontece nos níveis mais baixos, enquanto o amor é a relação mais forte possível.

“Os primeiros níveis são absolutamente racionais”, explica Secches. Na quarta fase, porém, a relação com a marca passa a ser emocional. “De quem você ama, aceita falhas e erros. Existe uma tolerância maior”, afirma. “Isso explica porque o amor é mais importante do que a satisfação.”

O que é o amor?

A consultoria construiu um consolidado com dados de todas as medições feitas de 2013 a 2016 para explicar o que determina o amor de marca. “Quando observamos esses dados consolidados vemos que cinco fatores interferem na formação desse sentimento”, afirma. “Considerando que a qualidade é um pré-requisito, uma marca amada é aquela com a qual tenho uma forte conexão emocional e percebo como feita para mim.”

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Como funciona o estudo?

• O amor foi avaliado por meio de uma escala de zero a dez. Quanto mais próximo do número dez, maior é o amor. Ao contrário das outras notas, que tiveram peso um, o ponto dez teve peso dois.

• As mais amadas são calculadas em termos de intensidade, não número de amantes.

• O ranking é seletivo. Ou seja, marcas com baixo número de avaliadores e alta variabilidade amostral não estão presentes no ranking. Dessa forma, admitiu-se a possibilidade de que determinadas categorias não tivessem marcas amadas.

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Afinal, quais são as marcas mais amadas?

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