Por: Ricardo Zacho
Muito se fala sobre atitudes para fidelizar os clientes, mas é importante também, abordar práticas que devem ser evitadas. Atitudes cotidianas, principalmente nos diversos momentos de dificuldade enfrentados diariamente, devem ser repensadas ou anuladas para garantir um relacionamento com o cliente saudável.
Separamos as mais comuns e com maior propensão de lhe causar problemas:
1 – Dizer que não sabe
Independente do seu ramo, porte ou tempo de mercado, o ato de dizer “não sei” diante de alguma dúvida ou problema de um cliente, é absolutamente inadmissível. Uma empresa que deseja sinalizar credibilidade, deve dominar os assuntos do seu segmento e oferecer total suporte quando necessário.
É claro que algumas situações adversas podem surgir e em função da novidade, você ou sua equipe ainda não saibam como lidar com elas, mas em casos específicos como esse, o papel mais adequado é oferecer o máximo de atenção para a queixa e tranquilizá-lo sobre os esforços que estão sendo realizados para solucionar a questão.
2 – “Infelizmente não posso fazer nada”
Lição importante para qualquer funcionário de qualquer empresa: você sempre pode fazer algo. Se não estiver ao seu alcance, procure alguém que tenha autonomia para resolver a questão, pesquise, busque compreender 100% a situação, mas em hipótese alguma diga ao seu cliente que a empresa não pode fazer nada para solucioná-la. Não permita que o seu cliente resolva da maneira mais extrema: abandonando os seus serviços.
3 – Fazer o que todo mundo faz
O mercado fica a cada dia mais competitivo, por isso é preciso estar antenado nas mais diversas novidades, no intuito de fazer a diferença e sair na frente. Independente do seu número de concorrentes, não seja “mais uma” empresa, procure ser única. Se o seu serviço pode ser aperfeiçoado de maneira que beneficie o cliente, não hesite em fazê-lo.
4 – Responda rapidamente
Nada irrita mais um cliente do que estar com algum problema, e sequer receber uma resposta a respeito. Principalmente quando temos diversas redes sociais disponíveis para contato! Procure sempre ao menos sinalizar ao cliente que a dúvida ou reclamação foi recebida e que em breve (em caso de análise) será respondida. A falta ou demora na resposta, representa falta de atenção e descaso, um prato cheio para manchar a reputação do seu negócio.
Essas dicas de atendimento ao cliente são o primeiro passo para fidelizar um cliente, é suprir suas necessidades e deficiências, estabelecer um bom relacionamento e através disso, construir uma parceria sólida e benéfica para ambos os lados.
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