A importância do setor de vendas é assunto recorrente aqui no blog da SMark. E deve seguir assim. Exagero? Não! É preciso lembrar que a área em questão é o coração da empresa. E isso não somos nós que estamos dizendo, é o palestrante especialista em treinamentos de atendimento, motivação, vendas e liderança André Silva.
Experiente no ramo, o especialista sabe os desafios de conseguir profissionais gabaritados para o segmento. Há dez anos, André dedica-se exclusivamente a carreira de palestras e já capacitou mais de 80 mil profissionais de clientes renomados, além de ter participado dos principais eventos de vendas da América Latina e ser colunista da Revista Venda Mais.
Do planejamento ao pós-venda, André Silva tem a real noção da importância de todo o conjunto de ações para a eficácia dos resultados corporativos e para fazer com que os vendedores trabalhem com paixão, entusiasmo e saibam realizar o desejo dos seus clientes.
Por isso, ele dá algumas dicas de como selecionar um profissional de vendas na entrevista a seguir.
Entender seu cliente é essencial para se fazer boas vendas, alerta especialista
Seu funcionário é parte do sucesso da empresa: mantenha-o atualizado e engajado!
Qual considera o papel e a importância da equipe de vendas dentro de uma empresa?
Andre Silva – A equipe de vendas é o coração de uma empresa, nada pode acontecer se os produtos/serviços não forem comercializados. A empresa precisa da equipe comercial para interagir com o mercado, entender as necessidades dos clientes e posicionar a sua marca na preferência dos seus consumidores.
Qual cuidado se deve ter na hora de contratar profissionais para esta área?
Andre Silva – Definir o perfil com antecedência, colocar por escrito para visualizar e, principalmente, não contratar com urgência. É fundamental alinhar o perfil da vaga com os valores da empresa.
Que tipo de perfil de profissional costuma ser eficiente neste setor?
Andre Silva – Para ser mais assertivo na contratação é importante verificar os diferenciais do principal vendedor da empresa e tentar contratar alguém parecido com ele. Essa ação vai deixar mais próximo de um acerto na contratação.
Em contrapartida, qual perfil de profissional deve-se evitar na área de vendas?
Andre Silva – Profissionais com vícios de empregos anteriores, que estejam procurando facilidades e que não queiram se esforçar para construir uma carreira na empresa. Vendedores que pensam em dinheiro e deixam de focar nos seus clientes é um perfil que deve ser evitado.
Qual a melhor maneira para um gestor de vendas se relacionar com sua equipe?
Andre Silva – Conhecer os motivos que fazem os seus vendedores levantarem da cama, motivar de uma forma personalizada cada um deles, usar o poder do reconhecimento para elogiar e valorizar o time, acompanhar no campo os vendedores para fazer ajustes e mostrar que está junto em todo processo, dar feedback individual mostrando pontos fortes e a serem melhorados, além de ter comprometimento com a verdade e lealdade.
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