Excepcionalmente nessa coluna não estaremos diretamente abordando o tema da qualidade em serviços ou da qualidade em atendimento. Falamos de um tópico que está intimamente relacionado a esses aspectos, mas que depreende um escopo maior e mais amplo de atuação.
Dessa forma, muito se fala e se discute acerca dos resultados em termos de vendas, faturamento, posicionamento e outros aspectos ou medidas de desempenho com características de sucesso ou de fracasso de uma organização.
Assistimos no último domingo, uma então considerada por muitos, pequena equipe do interior – o Ituano – desbancar o dito grande time do Santos (independentemente de juízo de valor é como os cronistas e comentaristas esportivos se referem à equipe da Baixada Santista). Muitos falarão que foi por sorte ou então que pênaltis é loteria ou quem estiver mais nervoso erra menos. Assumimos que todos esses argumentos são válidos e aceitáveis. Agora, não devemos nos perguntar se o fato de se ter a melhor defesa (aquela que menos gols tomou ao longo do campeonato – 11 no total de 19 partidas disputadas) ou então a equipe que se igualou ao campeão do seu grupo na fase de classificatória – ficando em segundo lugar pelo critérios de desempate. Será que isso também foi sorte ou se tratava de uma loteria?
Reconheçamos que a gestão faz a diferença e quem assumiu a gestão da equipe é um ex-jogador diferenciado que além de conhecer técnicas e ferramentas de gestão – sua família está ligada ao cultivo de laranjas no interior paulista – ainda conhece pelo fato de ter sido jogador o ambiente, as questões envolvidas e as variáveis que podem e interferem na gestão e no dia a dia de um clube de futebol.
Assim, é verdade que se pode alcançar o sucesso com a sorte, mas segundo as próprias palavras e fala do gestor quando se planeja, se trabalha a gestão de forma racional a probabilidade de a sorte vir e ajudar, é muito maior.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.