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Comunicação e o saber ouvir – Por Daisy Blanco

por: Daisy Blanco
em: Opinião
fonte: Redação
18 de abril de 2016 - 18:07

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Saber ouvir o que o outro diz é uma característica imprescindível para todo profissional. Comparável à inteligência emocional nos casos de gestores. De nada adianta ser um bom líder se não ouvir o que os colaboradores estão dizendo. Há tanta oportunidade para falar, que muitas vezes nos esquecemos de ouvir. Falamos para fornecer feedback, para esclarecer instruções, comunicar prazos, solicitar atividades, etc.; também é importante lembrar que além das palavras que são ditas, existe muita informação valiosa a ser decifrada através do tom de voz e da linguagem corporal, ou seja, informações cruciais que podem ser perdidas se não mantivermos os ouvidos e olhos abertos.

Abaixo algumas dicas para ouvir mais e melhor. Lembre-se de adota-las imediatamente.

Tenha foco no que está sendo dito – O maior erro que as pessoas cometem, quando se trata de ouvir, é focar no que eles vão dizer a seguir, e por este motivo não conseguem ouvir o que está sendo dito. As palavras são ouvidas em alto e bom som, mas o significado é perdido.

Faça perguntas – As pessoas gostam de saber que você está ouvindo, e algo tão simples como uma pergunta demonstra não só que você está ouvindo, mas que você também se preocupa em entender o que estão dizendo.  A chave é ter certeza de que suas perguntas têm como objetivo compreender o que está sendo dito e não desviar a conversa para um tópico diferente.

Pratique escuta reflexiva – É a estratégia onde parafraseamos o significado do que está sendo dito, a fim de certificar-nos da correta interpretação das palavras, dando oportunidade de esclarecer equívocos ou evitar mal-entendido. Quando você pratica escuta reflexiva, não basta repetir as palavras, use suas próprias palavras para mostrar que você já absorveu a informação.

Deixe seu telefone de lado – É impossível escutar bem e monitorar seu telefone ao mesmo tempo. Quando se comprometer com uma conversa, concentre toda a sua energia nela.

Use uma linguagem corporal positiva – Usar um tom de voz entusiasmado, descruzar os braços, manter contato com os olhos e inclinar-se em direção ao interlocutor são formas de linguagem corporal positiva empregadas por grandes ouvintes.

Não julgue – Para ser um bom ouvinte, tenha a mente aberta.  Ninguém quer ter uma conversa com alguém que já tenha uma opinião formada e não está disposta a ouvir. Ter uma mente aberta é crucial no local de trabalho, onde a acessibilidade significa acesso à novas ideias e cooperação. Para eliminar preconceitos e julgamentos, você precisa ver o mundo através dos olhos de outras pessoas. Isso não quer dizer que você precisa acreditar no que eles acreditam, ou tolerar certos comportamentos; isso significa que vai parar de julgar por tempo suficiente para realmente entender o que eles estão dizendo.

A comunicação e o ouvir eficazmente é algo que pode ser aprendido e dominado.  Se você acha que é uma atividade difícil ou até mesmo entediante, pense em mudar! Seu crescimento profissional e pessoal pode depender disso.

Excelente trabalho a todos !!!

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