O Presidente Michel Temer anunciou em 22/12/2016 que o Governo Federal liberará o saque de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativas até dezembro de 2015. A medida faz parte de uma tentativa do governo de reaquecer a economia.
Em 14/02/2017 foi divulgado o calendário de saques de contas inativas do FGTS. Este benefício pode ser uma boa oportunidade para liquidar dívidas, ou até mesmo para programar a sua primeira reserva financeira.
Interessante saber que o FGTS foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Nas últimas décadas, especialistas e centrais sindicais criticaram o governo por “prender” o dinheiro do trabalhador no FGTS que pedia demissão, e, até a liberação das contas inativas, só era permitido sacar os recursos para fins de aquisição da casa própria e em outras poucas situações, como aposentadoria e doenças, entre elas Câncer e Aids. Para atender parte das reivindicações e visando à popularização do mercado de ações no país, o governo Fernando Henrique Cardoso permitiu o uso do Fundo de Garantia na compra de ações. Já no governo Lula, em 2007, foi criado o fundo de investimento do FGTS em infraestrutura. O trabalhador pôde aplicar até 10% das suas contas no FI-FGTS.
Ou seja, o FGTS é uma reserva financeira, e ter objetivos onde utilizá-la fará toda a diferença quando este dinheiro estiver disponível.
E como nós gestores pode contribuir junto aos seus colaboradores? Repassando as informações e orientando como estes recursos podem ser utilizados.
Tirando dúvidas, como:
Quem pode sacar o FGTS?
Trabalhadores com contas do FGTS classificada como inativa até 31/12/2015.
O que é uma conta do FGTS Inativa?
Trabalhadores que possuem contas vinculadas a empregos com registro em carteira, cujo o contrato tenha sido encerrado, sendo que as mesmas não receberam mais depósitos. O trabalhador por ter 1 ou mais contas inativas.
Onde consultar se possuem direito a sacar valores de contas inativas do FGTS?
A Caixa Econômica Federal liberou um site dedicado para consulta e das contas inativas do FGTS www.contasinativas.caixa.gov.br
Para realizar a consulta é necessário o número do PIS e senha. Caso não possua a senha, a mesma pode ser cadastrada na própria página.
Quem quiser, pode optar pelo aplicativo FGTS, também desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para IOS e Android.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.