Por: Fernando Serson
Senhores gestores, executivos e empresários! Está na hora – ou mesmo já passou dela – de começar a se preocupar com o quê de fato é relevante e um desses fatores é o Atendimento………assim terminamos a nossa coluna no mês passado
Logo na sequência da publicação da coluna, tivemos a grata surpresa de receber vários e-mails e elogios em encontros com colegas e conhecidos. As pessoas nos tomavam por porta voz, brandindo e falando tudo aquilo que sempre quiserem ou tiveram vontade, mas até então não tinham conseguido um canal ou meio adequado de expor a sua opinião………Seria o sinal de novos tempos?!
Ledo, e devemos confessar, decepcionante engano! Um aspecto se mostrou deveras preocupante: De todas as mensagens recebidas, uma e apenas uma era de um diretor de marketing de uma empresa de médio porte querendo saber ou que nós pudéssemos dar uma dica fácil de ser implementada sobre como melhorar o atendimento ao seu cliente.
Voltando a nossos pensamentos, dessa vez não sobre problemas ópticos, sobre qual de fato seria uma dica simples, prática e útil para auxiliar em tal questão. E aí, como tudo em nossa vida, chegamos à conclusão que qualquer que seja a demanda ou questão, o primeiro e decisivo passo para saná-la é ter vontade.
De forma e modo análogos às nossas questões pessoais – dieta, exercícios, viagens, passeios, leitura, mudança de emprego, luta por condições ou salários melhores e outras tantas seria – para que alcancemos uma – qualquer que seja solução – é necessário se ter vontade. Assim, se uma empresa quer de fato atentar e melhorar a qualidade percebida do seu atendimento antes de qualquer outro fator recomenda-se disseminar a vontade de fazê-lo.
Na prática isso implica em mostrar aos colaboradores – principalmente os da linha de frente – o que se ganha com um atendimento diferenciado e o quê isso traz de vantagem para a organização e para o próprio colaborador. Ou seja, em se tendo vontade – disseminando a cultura do bom atendimento o nível de satisfação dos clientes tende a aumentar, as vendas tendem a aumentar e por tabela os lucros e premiações também. Ou seja, com essa prática, todos tendem a ganhar……
E aí – voltando às nossas provocações – por que se é algo bom, continua a não ser motivo de preocupação do gestor?
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