Apresentar para a geração Y é muito diferente do que para a geração X ou os Baby Boomers. Veja estas 3 dicas para apresentar melhor para os millennials.
Por: Marco Franzolim
Quem trabalha com comunicação está constantemente ligado à geração Y. Marcas e profissionais buscam entendê-los para potencializar sua comunicação com eles. Esse tipo de cuidado também se aplica às apresentações: apresentar para os Millennials não é igual a se dirigir à geração X ou aos Baby Boomers.
Primeiro, vamos às definições: Baby Boomers são aquelas pessoas nascidas após o fim da segunda guerra mundial, e o seu nome vem da grande explosão de nascimentos no período. A geração X vem logo depois, passou pela guerra fria e crises econômicas que moldaram seu modo de pensar.
A geração Y (ou Millennials) é aquela nascida após 1981 e tem esse nome por causa da palavra “Why”, que significa “Por quê” em inglês, e determina muito do comportamento dos seus integrantes. Eles cresceram em meio aos avanços tecnológicos ou já conectados à internet, e a globalização, em redes sociais, tendo acesso a diversos conteúdos e se acostumaram a questionar tudo. É uma geração em busca de experiências, não se apegam (facilmente) aos seus empregos e buscam por mudanças, as suas maiores preocupações são as jornadas que terão de aprendizado e prazer para conseguir algo.
São pessoas acostumadas com o multifuncional, fazem várias atividades ao mesmo tempo e normalmente estão conectadas um bom tempo do seu dia na internet e em aplicativos mobile. São uma das maiores gerações no mundo e eles têm mudado a maneira como empresas comercializam seus produtos e serviços, pois estão mais preocupados em compartilhar experiências, do que necessariamente adquirir alguns itens como carros, casas e produtos luxuosos; estão conectados a diversas informações e buscam saber na internet sobre um produto que querem comprar, além disso, 50% da Geração Y está mais propensa a adquirir um produto ou serviço quando esta marca estiver associada a alguma causa social.
Essas características culturais somadas a experiência de criação de apresentações impactantes para esse público nos trazem 3 dicas sobre como apresentar para a Millennials:
1 . Trabalhe ritmo e dinâmica no seu roteiro
Cuidado com apresentações chatas, com o mesmo tom de voz, sobre o mesmo assunto. A geração Y tem menos paciência para esse tipo de material. Trabalhe com pontos altos e baixos na sua apresentação, inclua contrapontos negativos para criar ritmo. Mostre cases práticos, e explore animações, transições e vídeos para fugir do comum.
2 . Encerre assuntos em 20 minutos
Não é novidade que a curva de atenção do público está diminuindo. Afinal, são muitos impactos diários e acabamos tendo que escolher o que vamos prestar atenção. Um estudo recente dirigido pela dra. Maureen Murphy nos mostra isso: um grupo de jovens foram expostos a uma apresentação de 60 minutos, onde sua memorização foi testada em relação a mesma apresentação, fracionada em 3 blocos de 20 minutos. As apresentações fracionadas tiveram um maior impacto e memorização, além de uma melhor assimilação do conteúdo.
3 . Trabalhe com exercícios cinestésicos
Públicos diferentes aprendem de maneiras diferentes. E os Millennials se conectam mais facilmente com experiências práticas – uma das grandes características deles. Então, além da exposição oral, aposte em slides impactantes com imagens e um bom design, e também em exercícios práticos que envolvam os sentidos.
Precisa de uma apresentação para a Geração Y? Entre em contato que a gente faz para você!
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