Por: Miriam Aquino
“Precisamos vender, faturar e receber no final do mês” sintetiza o novo CEO da Oi.
O novo presidente da Oi, Zeinal Bava, apresentou hoje as linhas gerais de como pretende conduzir a empresa daqui para frente. Em sua avaliação, a penetração brasileira dos serviços de telecomunicações é ainda muito baixa, o que abre uma enorme espaço para o crescimento da operadora, que, no seu entender, está melhor posicionada que os concorrentes, já que está presente em 4,5 mil municípios brasileiros. ” A penetração da banda larga, TV e 3G está muito aquém das potencialidades”, afirmou o executivo durante a conferência.
Mas ele avalia também que a atual situação macroeconômica faz com que a empresa tenha que apostar, no segmento da telefonia móvel, no crescimento da base de pré-pago, com o pagamento antecipado do serviço. “O pré-pago vai ser a prioridade da companhia”, afirmou. No caso do pós-pago, ele quer adotar um maior controle nas contas, para evitar o que ocorreu o trimestre, quando a Oi aumentou 97% os recursos para devedores duvidosos, medida que ,segundo o executivo, se deveu à “maior prudência financeira”.
Bava assinala também que, no mercado de TV paga, a Oi está apenas engatinhando, mas que a operadora se prepara para entrar com mais agressividade neste segmento. Já é hoje a maior compradora de capacidade satelital do país, ressaltou. O seu foco operacional é ampliar a oferta de serviços para seus próprios clientes e aumentar o tempo de vida do usuário com a corporação, diminuindo sensivelmente o churn. “Só 7% da base de clientes da Oi tem mais de um serviço contratado”, lamentou ele. Além de ampliar o número de serviços vendidos aos próprios clientes, diminuir o número de desligamentos (churn) é sua prioridade.
Para fazer isto, aposta no aumento da produtividade da força de campo, forte treinamento dos técnicos – por isto, a internalização de mais de 4 mil trabalhadores das redes internas, o que aumentou também sensivelmente o custo do trimestre com mão-de-obra – grandes investimentos em tecnologia da informação e novos sistemas inteligentes e uma eficiente engenharia de rede. “Nós vamos buscar a excelência operacional”, prometeu.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.