Passando por uma reestruturação desde o ano passado, empresa aposta no home office e na solução IntegALL para manter o crescimento
Criada em 1990, com o nome de Sys&Tec Projetos e Sistemas, para suprir uma necessidade da Bovespa, e como o uma forma de não demitir funcionários, a, hoje, Uranet, deixou de apenas cuidar da área de sistemas e de telefonia da Bovespa e, em 2000, resolveu partir para novos desafios, apostando em uma empresa na área de TI, mas ligada à internet. Na época, Andres Enrique Rueda Garcia, juntamente com Alfredo Rizkalla, na época presidente da Bovespa, e outros cinco executivos da bolsa, “refundaram” a empresa, agora sob o nome Uranet.
O objetivo inicial da empresa era o desenvolvimento de sistemas voltados para a internet, prestando serviços de consultoria para empresas no segmento de processos e sistemas. Foi justamente num destes clientes que a verdadeira aptidão da empresa surgiu. A URANET foi contratada pelo Banco Panamericano para desenvolver um projeto de venda por telefone de micro-computadores. O sucesso foi tão grande que a empresa foi convidada pelo Panamericano a montar um call center, suportado pela suas próprias soluções de tecnologia, para atender a todas as operações do banco. Iniciou-se a URANET no segmento de atendimento a clientes com, inicialmente, 200 posições de atendimento (PAs). E fechou 2012 com um faturamento de R$ 203 milhões, 20% a mais em comparação ao ano anterior. Em 2013, faturou cerca de R$ 240 milhões.
Para Garcia “a forma como a Uranet busca soluções que realmente atendam as necessidades do cliente, visando a eficácia dos resultados, aliada a uma gestão operacional e financeira interna com critérios e padrões que garantem um crescimento realista e sólido” contribuiram para o crescimento da empresa nos últimos anos, além de “ter flexibilidade e agilidade para se adequar às necessidades e exigências dos nossos clientes”. E, para 2014, a expectativa é de crescer cerca de 25%, principalmente pelo aumento do número de licenças da solução IntegrALL, que permite otimizar processos e controles na gestão do contact center.
Atualmente, a empresa já conta com quatro unidades em São Paulo e estuda possibilidades de ampliação em outros Estados. Emprega cerca de 5.200 funcionários e atende a grandes clientes do setor de telecomunicações, financeiro, entre outros. A empresa também mantém um projeto bem sucedido de home office para pessoas com deficiência física, com 159 funcionários. “Temos hoje 159 Atendentes Especiais (home office) aptos a trabalhar com os mais variados produtos de telemarketing. Do ponto de vista técnico e operacional o projeto atendeu muito bem as expectativas, porém o mercado de Call Center ainda é muito resistente em contratar este tipo de mão de obra ou de solução”, explica Garcia.
Apesar do sucesso, essa modalidade, como o próprio executivo comenta, ainda é visto com resistência pelos contratantes e que ainda será preciso uma mudança na cultura das empresas para o home office realmente ganhar mais destaque. “Creio que o maior desafio é a mudança cultural dos clientes em aceitar este tipo de atendimento. O mercado ainda tem a sensação que para a gestão ser eficaz é necessário a presença física das pessoas, e hoje temos tecnologia digital e via Web que permiti o atendente especial desenvolver as mesmas atividades, com controles e gestão do atendimento como se ele estivesse fisicamente no Call Center”.
Mudanças a vista?
A Uranet vem desde 2013 passando por uma reestruturação devido ao crescimento e o trabalho ainda não acabou. “Os objetivos na sua plenitude ainda não foram alcançados pois a restruturação se dará por completa a médio prazo, porém todas as metas definidas até o momento tiveram êxito”, comenta Garcia
Já para 2014, a previsão é de continuar crescendo e melhorar, ainda mais, a excelência de seus serviços, com a ampliação das operações. “Há um crescimento natural da nossa própria base de clientes, contudo a previsão é de forte crescimento na venda das licenças do nosso sistema de gestão de Contact Center IntergrALL, ampliando nossa base e com a prospecção de novos clientes”.
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