Companhia vendeu unidade de satélites, demitiu centenas de funcionários e cancelou aquisições
A espanhola Telefónica, que está reestruturando seus negócios na Colômbia, está buscando comprador para sua operação de call center, a Atento, no país. A intenção da empresa é tentar reduzir suas dívidas bilionárias.
A companhia de telecomunicações está unificando sua divisão de telefonia celular com a de serviços fixos, que tem participação do governo colombiano. Com a operação, a espanhola ficará com 70% da nova companhia, enquanto o restante permanecerá em poder do estado, de acordo com comunicado divulgado pela Telefónica.
A reorganização e a venda da subsidiária de call center não deverão aliviar a dívida da empresa, que chega aos 56 bilhões, na visão dos investidores. “Mesmo se a Telefónica vendesse ativos mais significantes, seria complicado conseguir um bom preço por eles a curto prazo”, disse Robin Bienenstock, analista da Sanford C Bernstein
No fim do ano passado, o presidente mundial da Telefónica, Cesar Alierta, reduziu os dividendos pela primeira vez em uma década, demitiu centenas de funcionários e cancelou aquisições de grande porte. A empresa também anunciou a venda da companhia de satélites Hispasat. Por outro lado, a companhia deve manter negócios na América Latina, região que apresenta as maiores taxas de crescimento para a empresa e que pode compensar as perdas da companhia em seu país natal, comentam analistas. Por outro lado, a empresa disse estar “bastante satisfeita” com as operações da chinesa Unicom, na qual mantém participação.
A Atento também possui operações no Brasil. Procurada pela reportagem, a subsidiária brasileira não informou se haverá mudanças nos negócios locais da empresa de call center.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!