Por: Ana Paula Machado
Para expandir sua operação no Brasil, empresa de contac center diversificará a oferta de produtos e serviços.
Depois da compra pelo fundo de investimentos Bain Capital, a Atento está finalizando o seu plano estratégico de crescimento. Em visita ao Brasil, o presidente mundial da companhia, Alejandro Reynal, disse que a meta da empresa é crescer 50% o seu faturamento até 2017. Para isso, estuda aumentar a sua atuação mundial, com a entrada em outros países. Hoje, a Atento opera em 16 mercados principalmente na América Latina e Europa.
“Nosso faturamento foi de € 2 bilhões no ano passado, a meta é chegar em € 3 bilhões entre três a quatro anos. Estamos finalizando o nosso plano estratégico que vai nos dar as diretrizes para alcançar esse objetivo. Podemos, inclusive, ampliar nossa atuação geográfica”, disse Reynal.
Um dos mercados mais importantes para a companhia é o latino americano, sendo que o Brasil representa 50% do faturamento mundial da Atento e é o maior mercado da companhia.
“Outro ponto importante e que pode alavancar nosso crescimento é o fato de não sermos mais da Telefonica. Já atuávamos no setor de telecom, mas por sermos um braço do grupo espanhol encontrávamos resistência das outras operadoras. Agora esse cenário não existe mais”, ressaltou o presidente da Atento para o Brasil, Nelson Armbrust.
Aqui, o faturamento bruto da Atento no ano passado superou R$ 2,6 bilhões. O maior cliente ainda é o antigo proprietário da companhia, a Telefonica.
“Hoje, 40% de nosso faturamento no Brasil vem da Telefonica. Mas em 1999 esse percentual era de 100%”, detalha Armbrust.
Para sustentar seu crescimento, que de 2011 para 2012 teve incremento de 7,1%, a companhia vai investir no Brasil cerca de R$ 150 milhões em treinamento e desenvolvimento de novos serviços. Mesmo montante investido no ano passado. A ideia, segundo Reynal, é manter esse valor nos próximos anos. “Parte desses recursos temos em caixa e o restante terá outras fontes de financiamento”, detalha Armbrust.
A Bain Capital comprou a Atento da Telefonica em 2012 por € 1,051 bilhão e, desde então, entrou em processo de transição que terminou no final do ano passado.
“Saímos fortes desse processo e o ganho foi não perdermos clientes nem posição em mercados chaves para a companhia. Temos uma meta de ser a melhor empresa de serviços para nossos clientes”, disse o executivo brasileiro.
Sobre a possibilidade de a abertura de capital da Atento ser feita via Brasil, o presidente mundial da empresa afirmou que é uma possibilidade, mas que isso não é prioridade em curto prazo.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Em 33 anos de trabalho na área de Telecomunicações, Atendimento, Treinamento, Consultoria e outras tantas áreas sempre voltadas ao Atendimento Telefônico e Pessoal, não há recompensa maior do que ver a Empresa que participei da Implantação no Brasil em 1999 ter chegado a um patamar tão alto num tempo tão curto.
Muito bom, ver uma empresa desse porte acreditando no brasil.