Por: Joanna Cunha e Julia Borba
Segundo DirecTV, houve um aumento indevido de 200 mil clientes
A companhia americana DirecTV disse ontem que o número de assinantes da Sky Brasil, que pertence à empresa, foi inflado artificialmente em resultados registrados em 2012 e neste ano.
A empresa afirmou que a falha se deveu a uma irregularidade cometida por alguns funcionários e que foi descoberta por meio de investigação interna. “As atividades realizadas são incompatíveis com a nossa política de fidelização de clientes”, disse em comunicado.
Em 2012, os registros levados à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indicavam que a empresa tinham 100 mil assinantes a mais que em sua base real. Até o fim de março deste ano já eram 200 mil clientes a mais. A companhia teria no Brasil, até 31 de maio, 5,2 milhões de assinantes.
Procurada, a DirecTV, que é dona de 93% da Sky Brasil, não responde quais impactos a fraude pode gerar sobre seus clientes. “O caso ainda está sendo investigado.”
A consequência esperada em seus resultados é uma despesa antes de impostos de US$ 25 milhões no balanço do segundo trimestre.
O presidente da Anatel, João Rezende, disse que o problema da Sky Brasil não afeta os trabalhos desempenhados pela agência na área de TV por assinatura e que a irregularidade identificada é “um problema da empresa”.
Para Rezende é de interesse da companhia manter o cadastro “enxuto” e “ajustado”.
“Para a Anatel o problema é estatístico. Nós achamos que o interesse maior em manter o cadastro correto é sempre da empresa, porque isso gera custos para ela. Para nós não muda nada.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.