O Rio Grande do Norte deve ganhar um novo contact center em 2015. A cearense Vector, que tem entre os principais clientes instituições como a Assembleia Legislativa do Ceará, a Federação das Indústrias do Ceará e o Banco do Nordeste, planejava estrear no estado no ano passado, mas adiou a estreia para 2015, segundo um dos sócios, o empresário Sílvio Torquato. O valor a ser investido no RN não foi divulgado.
Além disso, a AeC e a Teleperformance planejam abrir mais 3.450 vagas em 2014. Oportunidade para estudantes como Yrlan Bernardo de Oliveira Miranda, 16 anos, entrarem no segmento. O estudante, que se matriculou num curso de Aprendizagem em Vendas e Telemarketing este ano, espera trabalhar como operador de telemarketing um dia. Hoje, ele divide o tempo entre o trabalho, como aprendiz, a escola, o curso de vendas e telemarketing e os cursos de Administração, Recursos Humanos e Informática Básica. “Senti um frio na barriga, quando comecei as aulas práticas e simulações como operador de telemarketing, mas aprendi rápido e agora já tiro de letra”.
Só a AeC, instalada em Mossoró, planeja abrir mais 1,7 mil vagas até o final do próximo semestre, passando de 1,3 mil para 3 mil. Já a Teleperformance prometeu, durante visita do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, à unidade, multiplicar por oito o número de postos de trabalho até fevereiro de 2014, chegando a 2 mil.
As informações da Teleperformance foram repassadas pela Prefeitura de São Gonçalo. A empresa não disponibilizou porta voz. O prédio onde o contact center da empresa foi instalado já está sendo preparado para receber os novos funcionários. Para abocanhar uma das vagas, basta ter 18 anos, ensino médio completo e boa comunicação, dizem as empresas.
Riachuelo
A Riachuelo, que inaugurou seu novo contact center em setembro de 2012, quando desativou o antigo que funcionava dentro do Midway Mall, também traz um novo plano de expansão na manga. Os planos, explica a gerente de Contact Center da Riachuelo, Katia Rezende, estão diretamente relacionados à quantidade de lojas que serão inauguradas em 2014, e por isso ainda não podem ser divulgados.
Diferente da AeC, que deseja abrir mais três filiais no Brasil em 2014, a Riachuelo, não tem planos de abrir outros contact centers no país. A rede, que contabiliza mais de 200 lojas por todo o Brasil, conta com apenas uma central, a de Natal, de onde os operadores de telemarketing entram em contato com clientes de todo o Brasil.
Kátia ressalta que a Riachuelo optou, a princípio, por fazer apenas o atendimento de seus clientes e ainda não avalia a possibilidade de prestar serviços terceirizados para outras empresas, como fazem a AeC e a Teleperformance, em Mossoró e em São Gonçalo do Amarante.Nenhuma das Prefeituras que concederam incentivos às empresas do ramo revelou o impacto da renúncia fiscal nos cofres públicos. O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, afirmou, no entanto, que a geração de empregos compensa qualquer renúncia nesse ramo. Segundo Lucas Mancini, do Sintelmark, “muitas cidades perceberam as vantagens de receber um contact center”, símbolo de um setor que emprega 1,3 milhão de pessoas no país e que movimentou só no ano passado R$ 12,6 bilhões.
bate-papo: Alexandre Moreira – CEO da AeCContact Center
A AeC inaugurou um contact center recentemente no Estado. Por que a empresa escolheu Mossoró para abrir uma filial?
A AeC escolheu a cidade de Mossoró por entender que o local oferece condições ideais para instalação: cidade de médio porte com muitos jovens com um bom nível educacional em busca de oportunidade de emprego e de crescimento profissional. Além disso, a cidade conta com boa localização, aeroporto e boas rodovias no entorno, várias empresas atuando na região e um comércio representativo. É a primeira unidade no Rio Grande do Norte, mas a AeC conta, na região Nordeste, com unidades em Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB).
A unidade de Mossoró emprega quantas pessoas atualmente? Há planos de ampliar esse número?
Atualmente ela opera com 1,3 mil pessoas. Até o final do 1º semestre de 2014 chegaremos a 3 mil colaboradores.
Ainda é possível candidatar-se a uma vaga? Se sim, onde e até quando entregar ou enviar o currículo?
Sim, a AeC sempre abre oportunidades de trabalho. Basta o candidato entregar o currículo no Sine Estadual de Mossoró. Pela Internet é possível enviar o currículo no portal oficial da empresa (aec.com.br) e também através de um aplicativo desenvolvido especialmente para cadastros no perfil oficial AeC no Facebook (www.facebook.com/aecbpo).
Quais as funções mais demandadas e os pré-requisitos para preencher uma das vagas?
A função mais demandada é a de atendente, pelo fato do maior número de vagas disponível. Para esse cargo, a proatividade, conhecimentos básicos de informática e boa fluência verbal são diferenciais.
Que tipo de habilidades a empresa busca nos candidatos? O sotaque potiguar é uma barreira na hora de contatar os clientes?
A AeC busca pessoas que querem prestar um bom atendimento e enxergam a área de contact center como uma boa oportunidade no mercado de trabalho, com chances de crescimento. O sotaque potiguar não é, de nenhuma maneira, uma barreira na hora de fechar contratos com clientes. Temos exemplo, inclusive, de clientes que transferiram todo o atendimento para o interior do país, por acreditar que o serviço prestado por pessoas fora dos grandes centros possui maior qualidade.
A AeC, pelo que li, é uma empresa especializada em terceirização. A unidade de Mossoró já conta com quantos clientes?
Em Mossoró, a equipe da AeC faz atendimento a uma empresa nacional, de TV por assinatura, mas não podemos divulgar o nome, por questão contratual.
A empresa está presente em quantos Estados no país e no Nordeste?
A empresa está presente em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). No interior da região sudeste, conta com unidades em Montes Claros (MG) e Governador Valadares (MG). No nordeste a AeC está em Mossoró (RN), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB). Em todo país a empresa gera 25 mil empregos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.