Disponível para tablets com sistemas Android e iOS, aplicativo chamado BILT facilita a montagem de equipamentos pelos clientes, com instruções interativas em formato 3D
Com a crescente popularidade dos projetos do tipo “faça você mesmo”, os consumidores são desafiados a montar em casa itens como móveis e eletrodomésticos. Isso pode gerar frustração para os consumidores e uma eventual diminuição de vendas devido à complexidade dos manuais de instalação.
Com o objetivo de melhorar a experiência de compra e pós venda do cliente, a SAP anuncia o lançamento da aplicação móvel BILT, que fornece instruções interativas e em 3D sobre o passo a passo para montagem, instalação e reparo. Disponível no idioma inglês, o app para as plataformas iOS e Android, também fornece instruções por voz.
As decisões de compra de produtos domésticos são baseadas muitas vezes em comentários de amigos e cada vez mais em opiniões espalhadas pelas mídias sociais. Um processo de montagem difícil pode produzir uma avaliação negativa do produto. O BILT soluciona esse problema ao revolucionar o processo de montagem sem forçar os fabricantes a alterar o design dos produtos.
O aplicativo permite que o consumidor encontre as melhores opções de produto, levando em conta a sua facilidade de montagem e instalação. Todos os tipos de produtos de consumo podem ser cadastrados no app, como berços e outros tipos de móveis e bicicletas.
“A SAP está empenhada em ajudar empresas do setor de consumo e varejistas a aprimorar a experiência de seus clientes, seja na loja ou em casa montando seus produtos”, diz Elia Chatah, especialista de soluções para o setor de Varejo da SAP Brasil.
Para os fabricantes, o BILT torna o processo de montagem em casa algo inovador. A aplicação permite atualizações e inclusão de alterações nas instruções de forma instantânea em vez de realizar um longo processo de reimpressão de manuais. Com instruções 3D abrangentes, o BILT reduz o nível de erros de montagem, o que diminui a taxa de produtos devolvidos, bem como o número de chamadas na central de atendimento, resultando em benefícios tangíveis.
Por outro lado, para o consumidor usar o aplicativo, basta fazer o seu download gratuitamente para o tablet. Após a instalação, o usuário localiza o produto para a montagem e pode imediatamente reproduzir o tutorial interativo para seguir os passos no ritmo desejado. O BILT também facilita o envio do registro do produto ao fabricante, tornando mais ágil o processo de garantia, enquanto assegura informações sobre manutenção e peças de reposição para o consumidor em um só lugar. “O que antes era um processo complicado e frustrante agora tornou-se simples”, conclui Chatah.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.