A Salesforce, companhia americana que oferece serviços online para empresas, quer conquistar mais espaço no mercado brasileiro. Presente em 23 países, a Salesforce fatura US$ 3 bilhões por ano, mas ainda tem uma operação pequena no Brasil.
O crescimento dos últimos anos, no entanto, chamou a atenção dos executivos americanos. Em três anos, a empresa triplicou para 1,5 mil o número de clientes no mercado brasileiro – o que motivou a abertura de um escritório da companhia em São Paulo.
Aaron Katz, vice-presidente sênior de vendas, afirmou que está vendo uma “incrível” demanda no País. “Algumas das razões são o fato de o Brasil estar abraçando a computação móvel talvez mais forte que qualquer país e de ter uma cultura imersa nas redes sociais.”
Um dos produtos mais conhecidos da Salesforce é uma espécie de rede social corporativa chamada “chatter”.
A ferramenta, que segundo a empresa reduz em 30% o tráfego de e-mails nas empresas, é usada pela maior parte dos clientes brasileiros, que incluem multinacionais e companhias de grande porte como Petrobrás e Embraer. Além desta, a empresa vende vários serviços em nuvem que ajudam empresas a aumentar suas vendas.
Um exemplo é a rede de autopeças DPaschoal, que tem o histórico de compras do consumidor, entende seus gostos e está apta a fazer ofertas personalizadas.
Fundada em 1999 pelo ex-executivo da Oracle Marc Benioff – quando pouco se falava de computação em nuvem -, a empresa foi uma das primeiras a combater a ideia da compra de licenças de programas de computador.
Agora, com a força que esse mercado tem ganhado, a Salesforce está despontando como uma das empresas mais promissoras. Em 2012, a companhia tirou da SAP o posto de maior vendedora de software para relacionamento com o consumidor, segundo pesquisa da Gartner.
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