O Procon-SP deu até este mês para os sete maiores sites de compras coletivas do país diminuírem as reclamações e aumentarem o número de atendimento das queixas registradas pelos consumidores.
Peixe Urbano, Clickon, Groupon e Caldeirão de Ofertas já aderiram ao termo; Privalia, Pesca Coletiva e Clube do Desconto ainda não.
“Se as empresas não melhorarem os índices, isso pode gerar outras medidas contras elas, como a suspensão temporária de atividade”, diz Paulo Arthur Gois, 40, diretor executivo do Procon-SP. Além disso, o descumprimento pode gerar multas.
De acordo com Gois, o aumento expressivo do número de reclamações motivou o acordo. No primeiro semestre, o órgão recebeu 400% mais reclamações sobre sites de compras coletivas do que no mesmo período de 2011.
Com o aumento das reclamações, foram aplicados R$ 250 mil em multas aos sites no primeiro semestre de 2012.
METAS
Os números que as companhias se comprometeram a melhorar são referentes ao primeiro semestre deste ano. Como o acordo ainda está sendo montado com as empresas, somente as três primeiras que assinaram o termo tiveram as metas estipuladas até agora.
O Clickon foi o site que mais aumentou o número de reclamações, em oito vezes. O acordo assinado com o Procon prevê que solucione 89% dos casos, em vez dos atuais 76%.
Depois de receber sete vezes mais queixas, o Groupon se comprometeu a aumentar a resolução dos casos para 89% –hoje, a média é 70%.
Já o número de reclamações referentes ao Peixe Urbano triplicou. A empresa terá que elevar o índice de soluções de 83% para 90% dos casos.
Gois explica que a ideia é as companhias adotarem o sistema de CIP (Carta de Informação Preliminar, que é o registro inicial do protesto do consumidor) eletrônico e ganharem mais dinamismo e transparência no contato direto com o cliente.
“A partir daí, o próprio cliente pode acompanhar essa demanda na internet e a empresa também pode responder. Mas é preciso que elas aceitem entrar dentro desse ambiente virtual para agilizar o processo”, afirma.
OUTRO LADO
O Peixe Urbano informou “que implantou um chat on-line e um canal telefônico para usuários de todo o país” para melhorar o atendimento.
Já o Clickon comunicou também que “na média trimestral, a redução foi de 50% e a meta interna é reduzir mais, chegando a 70%, conforme compromisso assumido com o Procon-SP”.
O Groupon afirma ter reduzido em 30% o número de casos que chegaram ao Procon nos últimos seis meses.
Alex de Paula, 40, sócio do Caldeirão de Ofertas, disse ter assinado o termo de compromisso. “Entramos em contato com o cliente para que o problema seja resolvido mais rápido.”
O Pesca Coletiva informou que a empresa foi convocada, mas seu departamento jurídico ainda analisa os termos.
A Privalia disse ter informado ao Procon “que seu modelo de negócios é clube de compras e não compras coletivas, como foi classificado pelo órgão”. O site afirmou também que “não tem poupado esforços com relação às melhorias em todas as suas áreas e tem feito investimentos na operação logística, quadro de empregados e melhorias na área de atendimento”.
O Clube do Desconto foi o único que não se pronunciou.
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