O GuiaBolso (www.guiabolso.com.br), primeira plataforma de gestão financeira que auxilia na resolução de dívidas e na tomada de decisões econômicas, é lançada no Brasil com intuito de ajudar na diminuição da inadimplência das famílias, que está em números alarmantes. De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 61,2% das famílias brasileiras estavam endividadas em março de 2013, enquanto 19,5% tinham parcelas das dívidas em atraso.
A ferramenta foi idealizada por dois ex-consultores da McKinsey & Company, o norte-americano Benjamin Gleason e o brasileiro Thiago Lobato Alvarez. Juntos, eles criaram o GuiaBolso para oferecer um serviço de consultoria financeira, online e gratuito, que ajuda as pessoas a entenderem, gerenciarem e melhorarem sua vida financeira por meio de recomendações personalizadas. “O GuiaBolso não só ajuda a organizar e explicar a situação financeira do usuário, mas também dá dicas concretas de como resolver problemas de dívidas e economizar mais”, explica Gleason, que também foi diretor geral e financeiro do Groupon Brasil. “Para uma pessoa com dívidas, os impactos são significativos e começam a surtir efeito rapidamente. Em alguns casos, usuários já conseguiram reduzir 30% da dívida com as dicas do site”, comenta. O executivo também afirma que o GuiaBolso pode trazer uma economia de até 10% nos gastos mensais, de acordo com os números obtidos a partir dos usuários da fase beta do projeto.
Funcionamento
O funcionamento do GuiaBolso é simples. Ao se cadastrar, o usuário informa a renda, principais despesas, dívidas, compras parceladas, etc. O sistema então traz um panorama da situação geral do usuário, definindo-o de acordo com quatro perfis financeiros: em apuros, no limite, poupador e investidor. “Esses perfis foram criados após extensa pesquisa com consumidores feita pelo próprio GuiaBolso, na qual analisamos e interpretamos as necessidades financeiras dos pesquisados”, explica Thiago Alvarez.
A partir dessa classificação inicial, a plataforma gera recomendações específicas à situação de cada usuário. Caso tenha muitas dívidas, por exemplo, o GuiaBolso sugere renegociar ou trocar por uma dívida com juros menor. Além disso, o sistema também identifica oportunidades para cortar gastos, mantendo as contas dentro da renda mensal e comparando com outros usuários que conseguiram mudar seu perfil financeiro. “Tudo isso de uma forma visual, com gráficos e imagens, mostrando claramente para onde o dinheiro do usuário está indo e como melhor geri-lo”, comenta Alvarez.
No outro extremo, o GuiaBolso incentiva o usuário a organizar as contas de forma que seja possível poupar ou investir, planejando assim o futuro. Por ser uma plataforma 100% web, a ferramenta é acessível de qualquer computador, seja o de casa ou do trabalho. Todas as informações financeiras dos usuários são sigilosas e protegidas por rigorosos padrões de segurança, garantindo a privacidade.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.