Por: Adriana Meyge
A frequência e o valor das compras é maior quando os clientes da Natura passam a usar seu novo serviço de venda on-line, segundo o vice-presidente comercial da fabricante de cosméticos, João Paulo Ferreira. A produtividade dos revendedores, consequentemente, aumenta. “A consultora que é presencial e também vende pela Rede Natura amplia sua capacidade de vender para outras regiões e outros horários”, diz o executivo.
A Rede Natura foi expandida, mas Ferreira disse, no entanto, que levará alguns anos para que o serviço ajude a acelerar as vendas da companhia. “Não estamos falando de décadas, mas também não estamos falando de um ano”. A receita líquida da Natura subiu 4,2% no Brasil nos nove primeiros meses do ano, enquanto o mercado deve ter crescido perto de 10%.
Segundo o executivo, a taxa de adesão de consultores tradicionais à Rede Natura é “relativamente baixa”. Dos revendedores que se cadastraram até o momento, metade são novos na base da Natura – em geral, pessoas mais jovens e com maior nível de escolaridade. A companhia fica responsável pela entrega e paga uma comissão menor aos intermediários – de 21%, contra 30% no modelo tradicional.
O prazo de entrega está em três dias nas capitais. Segundo Ferreira, os prazos devem se encurtar nas próximas semanas, à medida que o serviço evolua.
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