Por: Simone Cavalcanti
Por mais de uma década, a seguradora alemã HDI usou o balcão do HSBC Brasil para vender apólices nos ramos de automóveis e bens e se fortalecer na região Sul do país. Mas, assim que a compra da filial da instituição britânica pelo Bradesco for aprovada pelos órgãos reguladores do país, a parceria será desfeita. Segundo o presidente da companhia no Brasil, João Francisco Borges da Costa, a previsão é que o contrato seja encerrado em dezembro próximo.
A seguradora ainda teria mais três anos para usar o canal de vendas. Por isso, haverá uma diferença financeira a seu favor. No entanto, o valor só será calculado no momento efetivo do cancelamento do contrato.
Costa afirma que, há algum tempo, a parceria deixou de ter destaque no volume de contratos fechados. De 1,81 milhão de apólices da HDI menos de 3% foram fechadas via balcão do banco. A seguradora tem outras parcerias com instituições como Santander, Sicred, Sicoob e Banrisul por meio das quais, diz o executivo, têm conseguido ampliar suas vendas.
No primeiro semestre deste ano, a companhia alemã no Brasil faturou R$ 1,4 bilhão com apólices emitidas, sendo que 90% para veículos, 3% para residências e 7% em ramos diversos. Foi uma evolução de 12,8% em relação a igual período de 2014. Com esse desempenho, conseguiu ampliar sua participação no mercado de seguro de automóveis de 7,6% para 8,2%.
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