Celulares e telefones mantiveram-se no topo, mas categorias ligadas a lifestyle, como saúde e beleza, tiveram um forte crescimento
Celulares e telefones ainda são a categoria que mais movimenta as vendas na internet, mas o balanço do ano passado mostra um crescimento de categorias ligadas ao chamado lifestyle. A lista dos dez grupos que mais venderam no ano passado, elaborado pelo MercadoLivre com base nas transações realizadas por meio de sua plataforma, indica um crescimento de itens de saúde e beleza e esportes e fitness.
No topo, pouco mudou na comparação entre 2011 e 2012. Depois dos celulares, acessórios para veículos, informática e eletrônicos são as categorias mais aquecidas. A empresa não revela quanto cada uma delas movimenta em dinheiro, mas as quatro são responsáveis por mais de 50% de todas as vendas, proporcionalmente, segundo Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil.
A partir do quinto colocado, começam as mudanças. Os games, que estiveram nessa posição no ano passado, deram lugar a calçados, roupas e bolsas. Em sexto, uma surpresa, estão produtos ligados a saúde e beleza, um grupo que nem sequer ficou entre os dez primeiros de 2012. O Brasil, para Lemos, começa a acompanhar tendências americanas e europeias.
“Nos Estados Unidos e na Europa, o primeiro grupo é de longe, superando até eletrônicos, o de lifestyle. Esses mercados são mais maduros que o nosso. E desde o início da nossa empresa, em 1999, nós percebemos que há um delay. As tendências de lá demoram um pouco para chegar ao Brasil”, explica o executivo.
Por lifestyle, Lemos se refere a quatro das categorias listadas entre as dez primeiras: calçados, roupas e bolsas; saúde e beleza; esportes e fitness; e casa, móveis e decoração.
A explicação para esta chegada “atrasada” do lifestyle ao e-commerce brasileiro está em um conjunto de fatores, mas tem íntima relação com uma demanda reprimida por esses produtos.
Anos atrás, lembra Lemos, à medida que houve mais oferta de celulares e eletroeletrônicos, essas categorias dispararam nas vendas por meio da internet até que começaram a ter uma desaceleração natural. Em 2012, com uma gama de produtos mais vasta em áreas como saúde e beleza, este foi o grupo que demonstrou um crescimento maior.
“Nós já tivemos um Natal do Bob Esponha, em que tudo o que era relacionado e ele no Mercado Livre vendia e vendia muito. Tivemos o Natal do pendrive, o Natal do mini-disc, bem no começo do site, ainda antes do mp3″, conta o diretor geral. “2012 foi o ano em que a operação brasileira alcançou a americana e a europeia no lifestyle”.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.