Por: Luís Osvaldo Grossmann
O Brasil encerrou o mês de janeiro com 19,6 milhões de acessos de TV por assinatura – alta que para dezembro foi de apenas 0,4%, com 83 mil novas adesões líquidas. Mas sobre janeiro de 2014, foram 1,4 milhão de novos assinantes no país. Os dados foram divulgados nesta segunda, 9/3, pela Anatel.
Os mexicanos de Net/Claro/Embratel, com 10,2 milhões de clientes, mantém a liderança folgada (51,99% do total). São seguidos pela Sky/DirecTV, com 5,6 milhões (28,7%). Juntas, as duas empresas concentram 80,7% do mercado de televisão por assinatura no Brasil.
O cenário de concentração é completo com a Oi, que tem 1,2 milhão de assinantes (6,4%), com a GVT (899 mil clientes, ou 4,5%) e com a Telefônica (776 mil, 3,9%). Considerando-se a compra da GVT pela empresa espanhola, quatro grupos econômicos dividem 95,6% dos clientes de TV paga no país.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.