Por: Efrém Ribeiro
A Ouvidoria Geral vai implantar call center e disponibilizar um aplicativo para smartphones para que o cidadão apresente suas denúncias, flagrantes, reclamações e sugestões sobre os serviços oferecidos pelos órgãos públicos do Governo do Estado, informou a ouvidora geral do Estado, Soraya Castelo Branco, em entrevista ao Jornal Meio Norte.
Segundo Soraya Castelo Branco, o aplicativo para smartphone está sendo desenvolvido pelos professores da Universidade Estadual do Piauí e o governador Wellington Dias vai assinar decreto criando as Ouvidorias Setoriais nas Secretarias Estaduais de Saúde, Educação, Segurança Pública, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) com o objetivo de melhorar o atendimento ao público pelos órgãos do Governo do Estado.
Com o aplicativo da Ouvidoria Geral do Estado, os cidadãos poderão enviar fotografias, áudio e vídeo de denúncias, flagrantes e de reclamações em relação aos servidores oferecidos pelos órgãos do Governo do Estado.
“Nós estamos ainda fazendo as pesquisas, estamos estudando o funcionamento do call center. Também devemos mudar o número de atendimento ao cidadão da Ouvidoria Geral do Estado, que é hoje 0800 280 5000, mas não aceita ligações de telefones celulares. Todo telefone 0800 não aceita telefone celular. Nós estamos querendo aproximar mais a Ouvidoria do cidadão fazendo essas modificações para melhor atendê-lo”, declarou Soraya Castelo Branco.
Meio Norte – Como está sendo seu trabalho na Ouvidoria Geral do Estado?
Soraya Castelo Branco – Nós estamos organizando a casa. Nesses primeiros meses de governo a gente está organizando e estruturando a Ouvidoria Geral e estamos recebendo muitas demandas nas áreas de saúde e educação, que são as áreas que a gente já sabe que tem muitas demandas e a população precisa carece dessas áreas, tem reclamações em relação ao Detran e sobre os serviços on-line que o cidadão acessa. A Ouvidora Geral agora está vindo com força total, a gente está procurando os nossos instrumentos legais e a gente vai ainda anunciar muitas novidades, muitas coisas boas.
MN – Quais as reclamações mais frequentes em relação aos serviços de saúde oferecidos pelo Governo do Estado?
Soraya Castelo Branco – As principais reclamações em relação à área de saúde são sobre a marcação de consultas, demora em filas, exigência de humanização no atendimento. Reclamam do atendimento dizendo que não foram bem atendidos, que demorou muito o atendimento, o servidor não passou o protocolo, esse tipo de denúncia, que o servidor foi mais grosseiro. Existem diversas naturezas de manifestações em relação à saúde.
MN – E as reclamações em relação à educação?
Soraya Castelo Branco – Na área de educação tinha algumas reclamações em relação à estrutura física das escolas, dos colégios, que a gente viu a secretária (Rejane Dias) dar seguimento a essas questões.
MN – Quais as reclamações em relação ao Detran?
Soraya Castelo Branco – São reclamações em relação à falta de acesso, de queda do sistema de informações on-line. A gente está sabendo que o secretário de Comunicação está evoluindo nessa parte de comunicação dos portais e do sistema, com trabalho com a ATI (Agência de Tecnologia da Informação) e a gente aguarda que nos próximos dias a gente esteja com esse sistema mais ativo.
MN – Quais são as mudanças que a senhora pretende implantar na Ouvidoria Geral do Estado?
Soraya Castelo Branco – Nós estamos, a princípio, mudando de endereço. Atualmente, nós estamos na rua Paissandu (no centro de Teresina), por trás do Banco do Brasil da avenida Frei Serafim, mas nós vamos mudar de endereço e estamos com a forte decisão de instalar um call center para a Ouvidoria.
MN – A Ouvidoria Geral vai implantar um call center com qual objetivo?
Soraya Castelo Branco – Para a Ouvidoria Geral ter a plenitude do atendimento, um atendimento de excelência, o cidadão merece e junto a Ouvidoria Geral do Estado estão os instrumentos legais. A orientação do governador Wellington Dias é implantar as Ouvidorias Setoriais em órgãos da administração pública de maior fluxo como a educação, que já tem ouvidoria, mas vai ser fortalecida com a publicação do decreto para as Ouvidorias Setoriais para a educação, saúde, Detran, segurança pública, Iapep (Instituto de Assistência e Previdência Social do Estado do Piauí) e outros órgãos em quais a gente está fazendo um diagnóstico.
MN – O call center vai receber as reclamações dos cidadãos em relação aos serviços oferecidos pelos órgãos públicos do Governo do Estado?
Soraya Castelo Branco – Sim. Vamos avaliar quais outros órgãos vão ter Ouvidorias Setoriais.
MN – De que forma vai funcionar o call center da Ouvidoria Geral do Estado?
Soraya Castelo Branco – Nós estamos ainda fazendo as pesquisas, estamos estudando o funcionamento do call center. Também devemos mudar o número de atendimento ao cidadão da Ouvidoria Geral do Estado, que é hoje 0800 280 5000, mas não aceita ligações de telefones celulares. Todo telefone 0800 não aceita telefone celular. Nós estamos querendo aproximar mais a Ouvidoria do cidadão fazendo essas modificações para melhor atendê-lo.
MN – Como a Ouvidoria Geral do Estado usa as redes sociais para receber as demandas e reclamações dos cidadãos piauienses?
Soraya Castelo Branco – Nós estamos encaminhando um convênio com um aplicativo de celular para a Ouvidoria, tem muita coisa planejada e sendo encaminhada. Temos que esperar as coisas acontecerem.
MN – O que faz o aplicativo?
Soraya Castelo Branco – O aplicativo para celulares e smartphones atende a essa situação de que o mundo é digital e você pode tirar uma foto e mandar. Acelerar para ser mais ágil.
MN – O aplicativo que permite que as reclamações sejam feitas com fotografias, áudio e vídeo feitos em smartphones e enviadas para a Ouvidoria a partir de quando?
Soraya Castelo Branco – Estamos no início do processo de assinatura do convênio e acredito que daqui a dois ou três meses.
MN – O convênio será feito com quem?
Soraya Castelo Branco – Com os professores da Universidade Estadual do Piauí, até fortalecendo os nossos professores da Uespi.
MN – O aplicativo permite que o cidadão envie para a Ouvidoria as imagens de uma estrada cortada e exija providências do Governo do Estado?
Soraya Castelo Branco – Isso. O cidadão mostra a situação para a Ouvidoria Geral do Estado porque o cidadão brasileiro não tem muito a cultura de acionar a Ouvidoria. Aqui, a gente tem que fortalecer essa função da Ouvidoria porque às vezes o cidadão não sabe onde pode ser tratada tecnicamente uma reclamação, uma denúncia e a gente da Ouvidoria está aqui justamente para isso. A gente aguarda essa questão da estrutura, da mudança de endereço do prédio para a gente divulgar todas as nossas intenções e projetos da Ouvidoria,
MN – Na reunião que a senhora teve com o governador Wellington Dias qual foi a orientação que ele deu em relação à Ouvidoria Geral?
Soraya Castelo Branco – O governador quer ressaltar a Ouvidoria Geral, é um projeto do Governo do Estado. Ele apoia todas as nossas sugestões para esse novo projeto de Ouvidoria.
MN – A implantação do call center da Ouvidoria Geral já tem data?
Soraya Castelo Branco – Estamos sentando com o secretário de Administração e planejando a implantação do call center.
MN – É uma verdadeira revolução?
Soraya Castelo Branco – Vamos apressar o passo na questão da Ouvidoria e estamos buscando aqui essas melhorias.
MN – De que forma o seu trabalho pode melhorar a eficiência dos serviços dos órgãos públicos ado Governo do Estado?
Soraya Castelo Branco – Vamos trabalhar em conjunto com os órgãos públicos, vamos ter um Manual de Procedimentos Internos das Ouvidorias Setoriais. A gente vai, com certeza, ter um elo mais rápido para dar mais celeridade ao retorno das soluções demandadas pelos cidadãos.
MN – Tem algum pedido feito à Ouvidoria Geral do Estado direcionada exclusivamente ao governador Wellington Dias?
Soraya Castelo Branco – Tem pedidos de toda a natureza. A gente recebe reclamações, denúncias, elogios.
MN – Quais os principais elogios feitos até agora?
Soraya Castelo Branco – Os elogios são mais raros, mas a gente quer muito que o cidadão faça sugestão porque a Ouvidoria tem também como missão apresentar propostas para a gestão pública. Então, a gente quer muito que as pessoas utilizem muito esse canal, que é um canal técnico e a gente trata de forma técnica essas denúncias. A gente quer sugestões.
MN – A Ouvidoria também fará pesquisas sobre a qualidade dos serviços dos órgãos públicos do Governo do Estado?
Soraya Castelo Branco – A gente está se organizando para isso, para fazer pesquisas.
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