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CSU abre braço de comércio eletrônico

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
28 de janeiro de 2013 - 18:26

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Por: Felipe Marques

Há pouco mais de duas décadas, a CSU Cardsystem nasceu com uma função clara: processar e gerenciar os cartões de crédito e débito emitidos pelos bancos ou varejo. Hoje, porém, metade da receita da companhia vem de uma área com pouca relação com o meio eletrônico de pagamento: o call center. Para o ano que vem, a CSU prepara novos passos para intensificar a diversificação. A companhia vai atuar com gestão de plataformas de comércio eletrônico e de programas de recompensa

“As restrições da concentração bancária brasileira nos fizeram buscar outras oportunidades de negócios”, diz Marcos Ribeiro Leite, presidente da CSU. Desde que foi criada, a processadora viu os grandes negócios em processamento minguarem, enquanto varejistas (como o Carrefour) e bancos (a antiga Nossa Caixa), saíram da sua carteira de clientes.

São três frentes novas em que pretende avançar. A primeira é entrar na gestão de comércio eletrônico e em programas de fidelidade, com uma plataforma com o nome Opte+. A segunda, é incrementar a frente de call center com a C 360, ferramenta que amplia formas de abordagem de clientes em ações de cobrança e marketing, por exemplo. O último lançamento será de terceirização de serviços de tecnologia da informação.

Leite afirma que os projetos foram escolhidos para abrir espaço para oferta cruzada para clientes atuais da empresa. “As novas áreas terão parcela significativa da receita da companhia nos próximos anos. São mercados que crescem a taxas de 20% ao ano.” No terceiro trimestre, a receita da CSU foi de R$ 99,8 milhões e o lucro líquido, R$ 5,4 milhões.

O Opte+ funciona como um shopping center online. A ideia é reunir grandes magazines, agências de viagem e outros serviços em uma grande “loja” digital, em que o cliente faz só uma operação de compra para os diferentes produtos. São cerca de 70 parceiros na primeira fase, entre eles Magazine Luiza. O projeto terá investimento inicial de R$ 5 milhões entre 2012 e 2013.

O grande objetivo por trás do Opte+ é servir de entrada para CSU no mercado de gestão de programas de fidelidade. A meta é conseguir cerca de dez clientes corporativos no ano que vem. “Em quatro ou cinco clientes chegamos no nosso ‘break even’ (o ponto de equilíbrio em relação ao capital investido)”, afirma Leite.

O outro lançamento da CSU, o C 360, vai ser uma espécie de call center “turbinado”. A ferramenta, que custou cerca de R$ 3 milhões, combina diversas formas de contato com clientes (email, SMS, redes sociais e telemarketing tradicional, por exemplo) de forma a tentar dar mais eficiência em contatos de marketing e cobrança. “Hoje o mercado está na operação mais cara e menos certeira”, diz. A CSU espera ter 20 clientes na plataforma até o fim de 2013.

Na atividade “de origem” da CSU, o processamento de cartões para bancos, a empresa também traz novidades. Depois de ganhar neste ano contratos para processar a base do Banco do Nordeste e do Banpará, a processadora acaba de fechar acordo com o Banco Fibra, controlado pelo Grupo Vicunha. O prazo inicial é de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. São cerca de 300 mil unidades, com a bandeira Visa. A empresa não divulgou o valor do contrato.

A CSU vai lançar, ainda no primeiro trimestre de 2013, produtos para tecnologia da informação, incluindo serviços de hospedagem de páginas e de contingência.

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