Por: Cauã Taborda
O aumento do número de smartphones no mercado brasileiro pode causar um impacto nas centrais de call center. Segundo estimativa do Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos), pode acontecer uma ampliação dos atendimentos por redes sociais e chat.
De acordo com uma pesquisa do IDC, este ano serão vendidos 918,6 milhões de smartphones em todo o mundo, o que representa 50,1% das vendas de dispositivos móveis. Para os próximos quatro anos, a venda de smartphones pode chegar a 1,5 bilhão de unidades.
O sindicato espera que esse crescimento impulsione os atendimentos originados por outros caminhos. Atualmente, 90% das chamadas são feitas por telefone. Questionado se as empresas de call center vão assumir um papel que hoje cabe às agências de publicidade e relações públicas, Stan Braz, presidente executivo do Sintelmark, responde que as empresas devem se preparar para isso.
“Isso é uma revolução social e não tecnológica. As novas gerações querem respostas pontuais e muito rápidas, algo diferente do que é oferecido hoje por telefone”, diz. O executivo também comenta que a mudança é positiva, mas traz desafios. “Esperamos que, até 2016, essa demanda por canais diferentes cresçam até 50%”.
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