Por: Fernando Paiva
O lançamento há duas semanas de uma plataforma de serviços de conteúdo de saúde e bem-estar representa apenas o começo da estratégia da Claro no mercado de m-health. Está nos planos da operadora a criação de uma central telefônica com médicos de plantão para tirar dúvidas dos usuários e uma parceria com uma empresa que gerencia dispositivos de monitoramento de doentes crônicos e idosos – falta apenas a homologação pela Anvisa.
A plataforma “Claro Saúde” foi lançada há duas semanas com cinco serviços de conteúdo via SMS e site móvel, vendidos por meio de assinatura semanal. Os canais de saúde, exercícios e sexualidade são assinados por celebridades (Dráuzio Varella, Solange Frazão e Jairo Bouer, respectivamente) e os de beleza e bem-estar, não. A partir de julho, esses canais contarão também com e-books, vídeos e aplicativos móveis para Android e iOS, tudo incluído no mesmo valor da assinatura. A SupportComm é a responsável pela plataforma. A Gold é uma das principais fornecedoras do conteúdo.
Sobre a guinada das operadoras brasileiras na área de conteúdo móvel, que agora focam em assuntos que agregam mais valor na vida das pessoas, como saúde e educação, a gerente de SVA para entretenimento e marketing da Claro, Alessandra Arruda, comenta: “O modelo antigo era baseado em SMS e conteúdo não sequencial. Já vimos alguns indicadores que mostram que o churn desses novos serviços é muito menor: chega a ser menos da metade do que temos em serviços tradicionais (de SVA). A permanência do usuário como assinante é muito maior.” E acrescenta outra tendência: “Estamos conseguindo levar esses serviços para a base pós-paga. Antes eram consumidos apenas pelo cliente pré-pago.
Análise
O investimento em serviços de saúde representa uma segunda fase nesse novo ciclo do mercado brasileiro de conteúdo móvel por parte das operadoras celulares. A primeira fase começou cerca de três anos atrás e consistiu na aposta em serviços de conteúdo educacional. Todas as quatro operadoras trilharam esse caminho e possuem hoje produtos diversos de cunho educativo, como cursos de idiomas, apoio para concursos públicos, aulas de Português etc.
Agora chegou a vez da saúde. A Vivo foi a pioneira, ainda no ano passado, quando lançou uma central de enfermeiras com atendimento 24 horas e adquiriu a AxisMed, uma empresa de soluções de monitoramento remoto de pacientes crônicos, embora ainda não tenha lançado o produto para a sua base. Resta ver se Oi e TIM seguirão o mesmo rumo.
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