Para a maior parte dos brasileiros, a localização das agências do banco têm grande importância para a escolha da instituição financeira. Mais de 42% disseram que o item é a principal razão para decidir em qual banco abrirá uma conta. A reputação e solidez da instituição aparece em segundo lugar, com 28%.
As informação são de um levantamento sobre os hábitos dos clientes de instituições bancárias, elaborado pela empresa de pesquisas e monitoramento Hibou, em parceria com o PiniOn. O estudo ainda mostra que 26% dos clientes escolhem sua bandeira pela facilidade de operações por meios eletrônicos e 19% pelo banco ter agências alocadas em diversas regiões.
De acordo com a sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa, a localização é foco por dois motivos: facilidade para abertura da conta e proximidade para resolução de possíveis problemas, “pois o brasileiro já tem a expectativa negativa de em algum momento ter problemas com o banco”, diz Ligia Mello.
Serviços Dos serviços e produtos oferecidos pelos bancos, a conta corrente é a grande porta de entrada do relacionamento, atingindo 90% dos entrevistados. A conta poupança fica em segundo lugar, com 66%, e cartão de crédito cresce como uma opção de ampliar a relação com o banco e obter crédito, com 59%. Cheques são utilizados por 32% e fundos de investimentos aparecem em 26%.
A aquisição de seguros junto às instituições está aumentando. De acordo com o estudo, seguros de carros e de vida são os mais contratados (28% e 26%). Seguro para proteção de perda ou roubo do cartão é o terceiro na seleção dos entrevistados, com 24%.
Sobre os meios de pagamentos, o método mais utilizado por clientes de bancos é o cartão de débito, com 54%. Cartão de crédito é usado por 29%, o dinheiro aparece com apenas 10% e a utilização de cheques teve menos de 0,5%.
Comunicação Entre os canais mais utilizados pelos clientes para entrar em contato com seu banco, o caixa eletrônico quase empata com o aplicativo de celular. São 66% tendo contato via caixa eletrônico e 65% via aplicativos. Mais de 61% usam o site do banco e 38%, a agência bancária.
A pesquisa contou com mais de 3.770 pessoas com idade média de 29 anos, sendo que 60% são homens e 40% mulheres. Entre eles, 43% possuem conta no Itaú, 42% são clientes Banco do Brasil, 28% do Santander, 22% da Caixa Econômica, 6% do HSBC e 2% do Citibank.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.