Das 10 empresas premiadas, cinco são instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Brasilprev, Caixa, Itaú-Unibanco
Reconhecer ouvidorias, ouvidores e instituições públicas e privadas que tenham se destacado no recebimento de manifestações dos consumidores. Esse é o objetivo do Prêmio de Ouvidorias Brasil 2012, que revela quais as 10 melhores ouvidorias do país, após a avaliação de cases apresentados por empresas de diversos segmentos.
Das 10 empresas premiadas, cinco são instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Brasilprev, Caixa, Itaú-Unibanco. As demais são Sabesp, Sem Parar, SulAmérica, Bradesco Seguros e Telefônica/Vivo. A vencedora como “Destaque Especial Setor Público” é a Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco. Os profissionais de destaque são Maria Cristina Mariz Masagão, Ouvidora da Sabesp, e José Eduardo Elias Romão, Ouvidor Geral da União (OGU).
Realizada pela Revista Consumidor Moderno, com o apoio da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC) e da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), a premiação terá seu ponto alto no dia 5 de setembro, durante o CONAREC – Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente. Na ocasião serão anunciados os nomes das três melhores ouvidorias dentre as dez finalistas.
A apuração foi realizada por uma comissão julgadora formada por: Helio José Ferreira – Ombudsman do Banco Central; Lucia Farias – Ouvidora da Algar Tecnologia e coordenadora do comitê de ouvidorias da ABRAREC; Maria Inês Fornazaro – Ouvidora da Câmara Municipal de São Paulo e Presidente da ABO; Ricardo Garcia – Ouvidor Substituto da União – OGU; Stan Braz – Diretor Executivo da ABRAREC; Vitor Moraes – advogado especialista em direito do consumidor – coordenador do comitê jurídico e marco regulatório da ABRAREC e sócio do escritório LTSA Advogados; Roberto Meir – Publisher do Grupo Padrão; José Geraldo Brito Filomeno – advogado e promotor, coordenador da comissão do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor que elaborou o anteprojeto do Código de Defesa do Consumidor; e coordenação geral de Jacques Meir.
“É preciso reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por empresas brasileiras que procuram sofisticar sua relação com os clientes. Conhecer suas diferentes estruturas, analisar seu desempenho, sua capacidade de inovação e suas responsabilidades são formas de colaborar para a constante profissionalização e aperfeiçoamento dessas práticas”, ressalta Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e presidente do Grupo Padrão e da ABRAREC.
Para Hélio Ferreira, Ouvidor do Banco Central do Brasil, um prêmio como este fortalece o instituto da Ouvidoria no Brasil: “Abre o caminho para que as Ouvidorias possam ousar mais e não apenas manter-se no ‘feijão com arroz’”, afirma.
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