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Algar compra Asyst e reforça foco tecnológico

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
11 de dezembro de 2013 - 18:08

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Por: Daniele Madureira

Eles vendem de molho de tomate a aviões leves, têm fazendas, editam listas e um jornal, prestam serviços de segurança patrimonial, além de administrar um resort, shopping center e centros comerciais de Uberlândia (MG). A maior aposta do grupo mineiro Algar, no entanto, está na tecnologia da informação e comunicação (TIC), área que responde por 40% da sua receita líquida, que foi de R$ 3,7 bilhões no ano passado, e por 60% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), da ordem de R$ 581,3 milhões. Nos próximos cinco anos, segundo o presidente da Algar, Luiz Alexandre Garcia, a área de TIC, que engloba as empresas Algar Tech e Algar Telecom, vai contemplar a maior parte dos investimentos previstos, de R$ 2 bilhões, inclusive com aquisições.

“Gostamos da diversificação porque podemos compartilhar o risco dos negócios, mas o desafio é manter o foco”, disse Garcia ao Valor. “Interessa crescer em negócios que possam gerar sinergias para as nossas divisões, como é o caso de TI e Telecom.”

Um exemplo dessa estratégia foi anunciada ontem, com a compra da Asyst International + Rhealeza, empresa de suporte ao usuário final (service desk), por R$ 103 milhões. A aquisição envolve troca de ações com a Algar Tech, divisão à qual a Asyst será incorporada. Francisco Ricardo Blagevitch, presidente da Asyst, tornou-se sócio da Algar Tech e permanece na companhia como executivo, em cargo ainda não definido. Ele vai atuar ao lado de José Antônio Fechio, presidente da Algar Tech.

A expectativa é que, juntas, as empresas tenham uma receita de R$ 750 milhões neste ano. Dos 13 mil funcionários, 10 mil vieram da Algar Tech. Para financiar a aquisição, a Algar Tech emitiu 80 debêntures não conversíveis em ações, no valor de R$ 80 milhões. O prazo de vigência das debêntures é de dez anos. Segundo Garcia, a Algar vai aguardar a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fundada há 15 anos, a Algar Tech presta serviços em infraestrutura de tecnologia da informação (tem três centros de dados), engenharia e manutenção de redes, softwares e atendimento ao cliente (contact center). Entre seus principais competidores estão a Stefanini e a Tivit.

No mês passado, a Algar Tech deu início à expansão internacional: foi a primeira empresa do grupo a colocar o pé fora do país, com a abertura de uma unidade na Colômbia. O objetivo é atender clientes com atuação na América Latina. “O governo colombiano está apoiando a instalação de empresas estrangeiras de tecnologia no país, com o subsídio de impostos e infraestrutura”, disse Garcia.

A Asyst completa a estratégia de internacionalização da Algar Tech, uma vez que possui unidades na Argentina e no Chile, além de atender remotamente empresas de 100 países. Entre os principais clientes da companhia estão Monsanto, Sanofi Aventis e Andrade Gutierrez. A Asyst atende os funcionários das empresas que têm dúvidas ou problemas com tecnologia. No ano passado, a receita foi de cerca de R$ 150 milhões.

Para 2014, Garcia prevê um cenário de crescimento, puxado pelos investimentos do governo em infraestrutura, devido aos grandes eventos esportivos – Copa do Mundo e Olimpíada. “Será um crescimento morno na economia, em torno de 2% no ano”, disse Garcia. Para ele, as maiores chances de crescimento do grupo nos próximos anos virão das áreas de TIC e agronegócio. Neste ano, o empresário prevê que a receita líquida da Algar cresça entre 10% e 15%.

Além da divisão de TIC, a empresa mineira, fundada há 82 anos, tem outras três áreas de atuação: Algar Agro (divisão agroalimentar, que engloba fazendas, produção de soja, exportação de grãos e venda de produtos de consumo no Norte e Nordeste, sob a marca ABC); serviços (Algar Aviation, Algar Segurança, Algar Mídia, administração de centros comerciais) e turismo (parque aquático Rio Quente Resorts).

Garcia é neto do fundador do grupo, Alexandrino Garcia, um filho de imigrantes portugueses que começou o negócio com a compra e venda de carros, antes de adquirir, em 1954, a Telefônica Teixeirinha, que se transformou na Algar Telecom.

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