Complementando o assunto do post anterior, nesse vou lhe mostrar os principais indicadores de performance dos agentes de Call Center que você precisa conhecer e medir.
Através destes indicadores é possível obter um panorama da produtividade dos seus agentes e estudar a viabilidade de mudanças dentro das campanhas.
Confira a seguir os principais indicadores de performance dos agentes de Call Center:
TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO (TMA)
O Tempo Médio de Atendimento corresponde ao tempo médio que os agentes disponibilizam do início até o momento de finalizar o atendimento.
Esse indicador serve para o gestor avaliar a produtividade dos agentes realizando os atendimentos, alguns softwares permitem que o gestor defina um TMA desejado para cada campanha, utilizado como parâmetro no gráfico de Tempo Médio de Atendimento.
Vale ressaltar que o TMA sofre variações de acordo com o perfil de cada operação e também o seu público-alvo. Atendimentos que são mais complexos tendem a apresentar um TMA maior.
AFTER CALL WORK (ACW)
O Tempo de Pós-Atendimento, After Call Work ou mais conhecido como ACW corresponde ao tempo gasto pelos agentes de Call Center durante a finalização de um atendimento. É o tempo em que o agente ficou qualificando a chamada, preenchendo feedback ou URL de integração.
O gestor deve analisar este indicador para identificar índices altos de ACW e a partir disso orientar os agentes para que otimizem as ações executadas durante o período que estiverem em ACW. O ideal é o gestor definir um valor desejado em que o agente deve permanecer em ACW.
WRAP UP TIME
O Wrap Up Time representa o tempo por agente entre as chamadas, é um tempo de descanso, que começa a contar após o agente finalizar o ACW e dura até o início da próxima chamada. É preciso acompanhar esse indicador a fim de evitar perda de produtividade da equipe. Em algumas operações os gestores definem o Wrap Up Time mínimo ou zero para aumentar a produtividade.
INTERVALOS
Este indicador representa o tempo o qual o agente de Call Center fica afastado da operação, os motivos mais comuns são por conta de treinamento, banheiro, café, descanso obrigatório.
Geralmente o tempo de intervalo e a frequência do mesmo são definidos anteriormente pelo gestor para evitar transtornos durante a operação, ainda assim alguns intervalos são excedidos.
Os intervalos excedidos devem ser avaliados para que não afetem a operação, algumas das medidas tomadas por conta desse indicador são orientações aos agentes, aumento da frequência de intervalos, etc.
Esses são os principais indicadores de performance dos agentes que ajudam a garantir uma boa gestão da sua equipe e consequentemente operação
Fonte: https://3cplusnow.com/indicadores-mais-importantes-de-performance-dos-agentes-de-call-center
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.