Quais as principais métricas de e-mail marketing?
Há diferentes KPIs de e-mail marketing que você pode utilizar para analisar os resultados das suas campanhas e os 10 principais são:
taxa de abertura de e-mail;
taxa de abertura em dispositivo móvel;
taxa de cliques;
taxa de cliques por e-mail abertos;
taxa de conversão;
taxa de rejeição;
taxa de cancelamento de inscrição;
e-mails marcados como spam;
taxa de encaminhamento;
retorno sobre o investimento.
Veja o que cada uma delas significa e como fazer o acompanhamento destas métricas de e-mail marketing logo abaixo!
1. Taxa de abertura de e-mail
Iniciando a nossa lista de indicadores de e-mail marketing, temos o principal deles: a taxa de abertura.
Esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de e-mails que os destinatários abriram. Acompanhá-lo é importante para saber se as mensagens despertaram o interesse dos leads.
Se esse indicador estiver muito baixo, talvez seja preciso melhorar os títulos dos e-mail e segmentar melhor o mailing.
2. Taxa de abertura em dispositivo móvel
Os e-mails devem ser adaptados de modo que favoreçam a leitura por dispositivos móveis. Afinal, cada vez mais as pessoas usam celulares para visualizar suas mensagens importantes.
Sendo assim, se a sua taxa de abertura em smartphones ou tablets está muito baixa, isso pode ser um sinal de que os destinatários não têm uma boa experiência de leitura dos seus e-mails nesses dispositivos, e é preciso melhorar.
O motivo para isso pode ser desde o uso de parágrafos muito grandes até elementos que dificultam o carregamento. De qualquer forma, é crucial verificar o que pode ser feito para melhorar os resultados!
3. Taxa de cliques
A taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR), é um KPI de e-mail marketing que mede a quantidade de destinatários que clicaram em algum link presente no e-mail enviado.
Os links podem ser para o site da sua empresa, para algum conteúdo do seu blog ou para algum produto específico. Em todo caso, o cálculo é feito considerando o total de e-mails enviados.
4. Taxa de cliques por e-mail abertos
O objetivo deste KPI de e-mail marketing (Click-To-Open Rate – CTOR) é bem parecido com o que citamos anteriormente. Porém, aqui a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos e-mails e o total de e-mails abertos.
Em outras palavras, quantas pessoas abriram a mensagem e clicaram nos links dela. Este KPI é muito importante para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, onde ao clicar em um link o receptor do e-mail pode ser imediatamente direcionado para a página de venda!
5. Taxa de conversão
Já a taxa de conversão indica quantas pessoas executaram uma ação específica indicada no e-mail enviado.
Ou seja, esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de leads que concluíram um call-to-action (CTA), como a compra de um produto no site do seu e-commerce.
6. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate, mostra quantos dos e-mails enviados não foram entregues aos destinatários.
Geralmente, isso acontece porque o endereço de e-mail foi desativado, escrito incorretamente ou a caixa de entrada do usuário está cheia. Problemas no servidor também podem fazer com que seus e-mails sejam rejeitados.
7. Taxa de cancelamento de inscrição
Este KPI indica quantos contatos da lista cancelaram a inscrição para receber seus e-mails. Acompanhar esse indicador possibilita saber o nível de interesse dos leads nos conteúdos que você envia.
Para calcular esse indicador, basta dividir a quantidade de descadastramentos pelo total de usuários cadastrados no início do período analisado. Em seguida, multiplique por 100 para ter o resultado percentual.
8. E-mails marcados como spam
É importante também acompanhar a quantidade de e-mails marcados como spam pelos usuários. Geralmente, isso acontece quando há disparos em massa ou quando a empresa não se identifica com clareza nos e-mails.
9. Taxa de encaminhamento
A taxa de encaminhamento mostra quantos dos e-mails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas. Acompanhar esse indicador permite saber que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação, para investir mais nele.
10. Retorno sobre o Investimento
Para finalizar, existe o Retorno sobre o Investimento (ROI — Return on Investment, em inglês) é um KPI de e-mail marketing que mostra o quão rentável a sua campanha é.
Esse cálculo é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de e-mail marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses e-mails.
E aí, compreendeu quais são os 10 principais KPIs de e-mail marketing? Então implemente essas ferramentas à sua estratégia e obtenha melhores resultados ainda hoje!
Aliás, agora que você já conhece alguns indicadores de desempenho de e-mail marketing, que tal ver outras métricas igualmente importantes para a área comercial?
Para isso, baixe nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing — o guia para acompanhar seu desempenho em vendas e gerar MAIS resultados e aprenda tudo o que precisa saber para arrasar!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.