Você trabalha com marketing mobile? Se sim, provavelmente já se deparou com o dilema de ter que escolher entre um canal ou outro para direcionar sua comunicação. E se dissermos que você não precisa mais ficar nesse impasse, já que é possível criar uma estratégia ominichannel que contemple as principais plataformas? Neste artigo, nós revelamos como a integração de e-mail e SMS na mesma campanha é benéfica para os negócios. Além disso, compartilhamos as melhores estratégias para pôr a sua comunicação integrada em prática. Acompanhe!
Por que fazer a integração de e-mail e SMS?
E-mail Marketing e SMS Marketing são duas formas distintas de gerar comunicação rápida com o cliente através de dispositivos móveis. Ambos os canais podem ser acessados pelo celular — aparelho mais utilizado pelos brasileiros que está sempre ao alcance das mãos.
Hoje, estima-se que existem mais de 230 milhões de smartphones em uso no país, o que representa uma grande oportunidade de fazer marketing especificamente para este tipo de plataforma. O mais interessante é que os dois canais apresentam vantagens semelhantes: baixo custo, grande alcance e alta conversão.
A integração de e-mail e SMS é um método eficaz para criar uma estratégia completa, complementando informações entre os canais. Você pode enviar uma oferta rápida por SMS e, em seguida, disparar um e-mail com todos os detalhes sobre a promoção.
Benefícios do e-mail
Conteúdos maiores e mais complexos;
pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet;
possibilidade de criar um design criativo e atraente;
mensagens personalizadas de acordo com o usuário;
maior sensação de credibilidade transmitida ao público.
Benefícios do SMS
Mensagens curtas e objetivas;
trabalha melhor com senso de urgência;
ideal para envio de ofertas, promoções e alertas;
não precisa de conexão com a internet;
funciona em aparelhos antigos e mais modernos;
ótimo alcance de grupos demográficos.
4 estratégias para integrar e-mail e SMS na campanha
1- Captação cruzada
Através do e-mail marketing você pode coletar várias informações pessoais sobre o seu lead. Nesse sentido, você pode usar o e-mail como um meio de conseguir o número de telefone dos seus potenciais clientes. Depois, basta criar sua lista de contatos, solicitar autorização para envio e disparar sua campanha de SMS.
2- Pesquisas de opinião
A integração de e-mail e SMS permite que você possa conhecer melhor seus leads e identificar suas necessidades e desejos. Inclusive, você pode usar os dados obtidos na pesquisa para analisar métricas e criar estratégias mais assertivas para as duas plataformas.
A ideia é a seguinte: envie perguntas curtas e objetivas por SMS, de modo que o usuário só precise responder “sim” ou “não”. A partir das informações coletadas, segmente o seu público e personalize suas campanhas de e-mail marketing.
3- Criação de listas
Já pensou em usar o SMS para captar leads para as suas campanhas? Pois é, através das mensagens instantâneas você pode pedir a autorização do usuário para incluí-lo na lista de contatos dos seus e-mails. Essa é uma forma rápida e fácil de conseguir mais leads, já que os clientes não precisam acessar o site para realizar sua inscrição.
4- Atualização de contatos
Além de gerar uma nova lista de contatos, você pode usar a integração de e-mail e SMS para recuperar contatos perdidos. Nós explicamos: as pessoas alteram os endereços de e-mail e números de telefone por diversos motivos. Para você não perder um cliente já fidelizado, mantenha o relacionamento ativo em ambos os canais e, de tempos em tempos, peça para o cliente atualizar as suas informações pessoais.
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