Biscoito ou Bolacha? Mexerica ou Tangerina? Geladinho ou Sacolé? Mandioca ou Macaxeira? Ao lermos estes exemplos, observamos as diversas formas que podemos nos referir a um mesmo alimento, fruta ou produto, dependendo da região em que estamos do Brasil – mas quando falamos especificamente de um serviço do segmento da cobrança, qual a forma correta de chamá-lo: Enriquecimento Cadastral ou Higienização Cadastral?
Na verdade, 80% dos profissionais da área acabam utilizando a terminologia Higienização Cadastral, contudo, diferente dos exemplos anteriormente citados, Higienização Cadastral e Enriquecimento Cadastral são coisas totalmente diferentes.
De forma geral, a higienização cadastral é quando se quer realizar pequenos ajustes em uma base de dados sem se eliminar ou alterar completamente o dado original nela existente – quando falamos ajustes, podemos citar correções dos CEPS, complementos e até redução do tamanho dos logradouros a fim de facilitar a importação sistêmica e diminuir a devolução de correspondências por falhas na impressão (corte).
Já no enriquecimento cadastral, o foco está em se agregar novas informações (logicamente mais atualizadas), que possibilitem um sucesso na interação das empresas com seus clientes ativos ou inativos, sendo este último, muitas vezes o cliente devedor. E claro, no enriquecimento cadastral se pode solicitar não apenas telefones e endereços atualizados (diferentes dos existentes na base da empresa), mas também e-mails, informações socioeconômicas, dentre outras.
Nestes últimos anos a aplicação dos processos de Higienização Cadastral pelas empresas se reduziu drásticamente – isso ocorre, pois antigamente se enviada muitos boletos de cobrança (e a base dos credores eram boas, faltando apenas alguns ajustes de CEP e complemento), sendo inclusive um dos principais canais de recuperação de crédito em dividas de alto atraso. Tínhamos também as constantes mudanças de prefixos dos telefones (muitos destes que foram migrados para a telefonia celular) – mas com a estabilização deste cenário, hoje não quase não se realiza mais este tipo de ajuste de forma recorrente.
No caso dos processos de enriquecimento cadastral, estes sim evoluíram e são cada vez mais importantes para os resultados das empresas. Antigamente, o foco para a realização da atualização cadastral era apenas a existência de um CPF e CNPJ vinculado a uma pessoa ou empresa, mas hoje nem isso é mais necessário.
A Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito e cobrança disponibiliza serviços de localização não apenas por documento, mas também por Nome, Razão Social, E-mail, Endereço, dentre outras chaves.
Um ponto importante é que muitas vezes as bases das empresas possuem informações boas para contato com o cliente, mas como são tantos telefones existentes nos bancos de dados, fica difícil separar o “joio” do “trigo”. Neste cenário, a Think Data desenvolveu uma solução onde é possível realizar o enriquecimento e a higienização cadastral de forma integrada – com isso, além da Think Data retornar as informações mais atualizadas, a mesma indica quais são os telefones existentes no cliente contratante com score mais positivos ou que possuam WhatsApp vinculado, o que facilitará as ações de cobrança digital.
A utilização do processo de enriquecimento e higienização em conjuntos, associado a personalização de acordo com o perfil do negócio e carteira do cliente contratante, faz com que os resultados de localização de clientes, sejam potencializados entre 30% e 40%!
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento e higienização cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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