Por: Danilo Campos
Um breve relato sobre um feedback e resultado de uma entrevista que por sinal gostei muito da experiência e que irá servir de exemplo para uma boa publicação e geração de diferentes opiniões a respeito!
Compartilhando um fato recente que aconteceu comigo essa semana.
Fui chamado pra fazer entrevista em uma grande rede de lojas da cidade, fiquei feliz pela oportunidade de selecionarem meu CV no meio de tantos outros, estava esperando uma chance há muito tempo. Chegando na loja tinha apenas mais 2 candidatos aguardando. Conversei um pouco com eles, estavam ansiosos, aconselhei para ficar calmos, e até dei dicas de como se comportar numa entrevista, pois ficou claro que não eram experientes, gostaram bastante e até confessaram que não tinham ideia de como falar, um era formado em adm e outro publicidade, só tinham experiências como estagiários, contei também de minha trajetória e ficaram surpresos de eu estar ali com eles. Expliquei que hoje em dia está sendo assim, profissionais de carreira começando no zero novamente, desemprego está cada dia mais grave e atualmente não podemos escolher e ficar selecionando, recolocação de trabalho é assim. Temos que aproveitar as chances ao máximo.
Passando 30 min a entrevista começa, e pelo visto estava sendo rápido, menos de 10 min já terminava, os outros candidatos saiam da entrevista e me desejavam boa sorte, fui o último a entrar na sala pra conversar com recrutador que usava o uniforme de uma empresa de RH da cidade. Depois dos famosos questionamentos sobre meu perfil e experiência, fui bastante objetivo nas respostas, percebi que ele estava apreciando tudo que eu falava, fazia bastante anotações numa prancheta fazendo sinais de positivo com o dedo falando muito bom!
Contudo ele foi finalizando a entrevista dando sua análise final, uma espécie de feedback ali mesmo, ele disse que minha entrevista foi muito boa, tinha percebido que não era a toa que estava falando com outro profissional da área, que sabia muito do assunto e continuou, disse que meu CV é excelente, digno de grandes empresas e começou a insistir engrandecendo demais minha trajetória profissional que aqui não era lugar pra mim, que o salário não era compatível com o meu perfil, que não era legal contratar um gerente pra ser vendedor que logo que surgisse uma oportunidade melhor eu estaria dispensando a empresa e prejudicando o “turnover” pois ela presa muito por isso, enfim que eu tenho grandes chances de ter oportunidades melhores. Enfim foi minha vez de falar e disse, olha na minha opinião, não exista empresa melhor ou pior, o que a gente tem que aproveitar são as oportunidades, e tenho certeza que estando aqui na empresa, irei dar o meu melhor, irei aproveitar todas as chances de crescimento e desenvolvimento, buscarei resultados e compartilharei com toda a equipe, não quero ser somente um colaborador batedor de ponto, quero ser um parceiro na empresa, que faz diferença pra todo mundo, estou disposto a ter novas experiências profissionais e irei fazer delas as melhores tanto para mim quanto pra empresa e principalmente para o cliente que é ele que é o nosso verdadeiro patrão, é ele que patrocina nossos salários, e na questão de turnover, acredito que todos devem trabalhar pela retenção de pessoas, programas de incentivo, benefícios, remuneração justa ao cargo, condições de trabalho tanto operacionais quanto de relação interpessoal entre líderes e colaboradores, treinamento adequado, plano de carreira que percebi que existe e é bastante acentuado por aqui, tudo isso ajuda! Também não deixei de comentar que já tinha sido vendedor no início, vendi muito oferecendo sempre algo mais e sempre contribuía para total satisfação e a melhor experiência para o cliente, fiquei muito tempo e me tornei experiente no chão operacional interferindo diretamente nos resultados e foco no cliente.
E com isso, percebi que ele ficou surpreso pela resposta e me deu os parabéns por ter uma mente aberta a novos desafios sendo preocupado com o bem-estar das pessoas, digno de um gestor que devido as condições apresentou humildade suficiente pra começar do zero e querer crescer na empresa, ele até disse que estava acostumado pela falta de resposta e idealismo por parte dos candidatos e que fui o 1º depois de tanto tempo a surpreendê-lo.
Enfim me despedi agradecendo pela oportunidade e dizendo que ficaria ansioso por um feedback e retorno dessa entrevista e ele me disse que iria fazer questão de me retornar e que iria passar o resultado excelente da entrevista adiante.
Dois dias depois recebo um email da empresa de RH dizendo que no momento não atendi ao modelo de profissional que estavam buscando, mas reconheceram um grande talento que irá ficar no banco de dados para futuras oportunidades!
Posso concluir que pelo menos recebi feedback e me reconheceram, mas ficaram receosos em contratar alguém com um CV de carreira com diversas formações e qualificações e que tive um julgamento de que não ficaria tanto tempo na empresa devido a isso. Fico triste por ainda existir esse tipo de pensamento, pois se não tiver um CV bom não contratam, nem passa pela seleção e quando tem não te contratam porque é muito bom? Fica a questão, eu acredito que querem um profissional com CV que não demonstre ser tão competitivo em relação a competências e habilidades e que não tenha uma bagagem suficiente de conhecimento. O lado de concorrência interna também pode contar um pouco, porque nem sempre as pessoas querem um profissional recém chegado na empresa crescendo mais rápido que os demais que já estão ali há tanto tempo, acredito que isso conta um pouco também e pesa na balança.
Portanto concluo que as empresas perdem muitos profissionais que poderiam fazer a diferença devido a essa regra de escolha tão insegura dos recrutadores hoje em dia!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.