Por: Douglas Silva
Será que você está tendo lucro com as margens que emprega em seu negócio?
Se você não sabe realmente o que é margem de lucro e como calculá-la, vai ficar difícil de saber, concorda?
Nesse post, você vai entender o que é margem de lucro e como fazer seu cálculo corretamente.
O que é margem de lucro, afinal?
Margem de lucro é um dos mais usados indicadores financeiros de uma empresa. Indicadores como esse, normalmente, são usados para avaliar a saúde financeira da empresa.
Mas, o que é margem de lucro, em uma definição prática?
Margem de lucro é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa.
Isto é: a porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do preço do produto ou serviço, em relação a esse preço.
Ficou difícil de entender?
Veja, a seguir, um exemplo de como calcular margem de lucro. Dessa forma, esse conceito ficará bem mais fácil de entender.
Como calcular margem de lucro?
Imagine uma empresa que vende um determinado produto (ou serviço) por R$ 200,00.
Vamos dizer que o custo direto para fazer esse produto, seja de R$ 50,00.
Isto é, os gastos que foram usados diretamente para se produzir o produto ou entregar o serviço, como matéria prima, por exemplo.
Quanto às despesas, elas se referem aos outros gastos da empresa, como aluguéis, manutenção, segurança etc. que são rateados para se descobrir o quanto desse valor é “gasto” para se fazer o produto ou entregar o serviço.
Digamos que o valor dessas despesas também seja de R$ 50,00.
Para saber como calcular a margem de lucro, você deve subtrair os gastos do preço final, dividir por esse mesmo preço final e multiplicar por 100.
Vamos definir as seguintes notações, antes de vermos a fórmula para calcular a margem de lucro:
ML = Margem de Lucro
C = Custos
D = Despesas
P = Preço do produto ou serviço
Com isso definido, a fórmula para calcular a margem de lucro é a seguinte:
ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100
Vamos substituir os valores de nosso exemplo na fórmula?
ML = {[200 – (50 + 50)] / 200]} x 100
ML = [200 – (100)] / 200] x 100
ML = (100 / 200) x 100
ML = 0,5 x 100
ML = 50%
Ficou claro para você como calcular margem de lucro de um produto ou serviço?
Como saber se sua margem de lucro é boa?
Aparentemente, 50% de margem de lucro parece algo bastante alto, não?
Na verdade, a margem de lucro depende muito do ramo de atuação da empresa.
Produtos de luxo costumam ter uma margem de lucro alta, enquanto produtos de uso diário tendem a ter uma margem de lucro menor.
Portanto, dizer que 50% de margem de lucro é alto, vai depender de outros fatores que precisam ser analisados.
Mas porque existem essas diferenças?
Vamos entender isso melhor analisando as margens de lucro de duas empresas de um mesmo segmento, mas com um posicionamento de mercado diferente.
Margem de lucro: Dell x Apple
Tanto Dell como Apple produzem computadores que podem ser comprados tanto pelo público final como por empresas.
Vamos pensar em como essas fabricantes de computadores se relacionam com o merceado B2B.
Computadores Dell:
Foco no custo benefício
Não usam pontos de vendas físicos próprios
Os computadores são comprados online diretamente do fabricante
É possível customizar exatamente o computador desejado para sua empresa
Os computadores são produzidos “on demand”, conforme são pedidos, não há estoques
Qualquer tipo de empresa pode se beneficiar dos computadores Dell
Computadores Apple:
Foco no design e na performance
As lojas Apple são conhecidas por sua beleza e sofisticação
Podem ser comprados online, mas não é esse o foco da empresa
Não é possível fazer grandes customizações nos produtos
Os computadores são produzidos e mantidos em estoque
Os computadores Apple são focados na industria criativa, como publicidade e design, sua performance é otimizada para esse nicho de mercado
A Dell tem um modelo de negócios que visa ter custos de produção menores. Ela faz um grande esforço para reduzir custos operacionais.
Ela não gasta com estoques (os produtos são fabricados conforme são pedidos) nem com pontos de venda caros e com atendentes altamente treinados.
Além disso, visa um mercado amplo. Ela tem muitos concorrentes porque atende a qualquer tipo de empresa.
Nesse caso, a Dell trabalha com margens de lucro menores, mas com alto volume de vendas.
Dessa forma, a conta fecha, e a empresa pode ter lucro.
Já a Apple tem um nicho específico de mercado disposto a pagar mais caro por um produto que atende às suas necessidades de uma maneira diferenciada.
Os computadores da Apple, os famosos Mac, ou Macintosh, são os preferidos das agências de publicidade e outras empresas do ramo criativo.
Isso ocorre não apenas porque “enfeitam” seus escritórios, mas porque realmente são melhores que computadores de outras marcas para as tarefas que essas empresas precisam realizar.
Tanto é verdade que em muitas dessas empresas os computadores usados pela contabilidade, administrativo, atendimento e outras áreas não costumam ser Apple, porque não serão usados na produção de peças de publicidade ou design.
Assim, a Apple vende menos computadores, mas por uma margem de lucro maior.
Entendeu a diferença nas políticas de margem de lucro dessas duas empresas?
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.