Por Ana Claudia S. Reis
O momento da entrevista de emprego pode ser tenso para muitas pessoas. Saber demonstrar suas qualidades e pontos fortes nem sempre é fácil. Mesmo para profissionais experientes, como os grandes executivos, a hora de enfrentar um recrutador pode gerar ansiedade e, ao final do processo, é comum descobrir que a mensagem desejada não foi aquela transmitida para o headhunter.
Esse cenário é frequente e, por isso, além do autoconhecimento, o controle e a calma irão contribuir muito para quem deseja ir bem nessa importante etapa em busca de uma nova posição. Para isso, valem dicas importantes que impressionam o recrutador e que transcendem o tradicional bom currículo’ e o dresscode adequado para a ocasião.
Seja transparente – É desagradável – além de ser um motivo para desclassificar o candidato – descobrir ou desconfiar que ele esteja mentindo no momento da entrevista. Seja sincero sobre sua experiência prévia, bem como sobre quaisquer limites e condições que você queira para sua rotina de trabalho.
A importância de ter um discurso honesto é vital para que o profissional se mantenha na disputa pela vaga. Além disso, faz parte do processo de recrutamento verificar a vida profissional do candidato, o que envolve consultar ex-parceiros de trabalho e subordinados.
Prepare-se – Pode parecer óbvio, mas preparar-se de forma adequada garante sucesso na entrevista. Para isso, vale memorizar o que deseja destacar, de forma positiva e agradável. Trace seu papel e desempenho nas últimas funções, dê exemplos de sua rotina no trabalho e enfatize suas principais atribuições. Dessa maneira é mais seguro garantir que a mensagem sobre sua atuação foi passada de forma assertiva.
Não tenha medo de fazer perguntas – Muitos candidatos têm receio de tirar dúvidas no momento da entrevista. Mas destaco aqui que perguntas podem ser positivas para obter a melhor imagem possível da empresa e da própria posição. Pedir informações adicionais não vai parecer que você é desinformado – pelo contrário, isso mostra que você é um profissional atento e busca ter uma compreensão completa do que a organização é e cria.
Questione sobre o tamanho da empresa e a cultura dos funcionários. Pergunte sobre as habilidades específicas que serão necessárias para a posição.
Pós-entrevista – Um comportamento adequado pós-entrevista é interessante para manter as portas abertas. Certifique-se de que a empresa tem informações suficientes sobre a sua posição e coloque-se à disposição para contribuir no que for necessário. Vale também pedir um feedback caso ele não venha automaticamente. É importante ter conhecimento do porquê foi selecionado, ou não, para o preenchimento da vaga.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.