Expor em demasia o que pensa nas redes sociais, pode estar sabotando os seus negócios e até mesmo sua carreira.
Por: Thiago Póvoa
Sim! Você pode estar se sabotando e nem se deu conta disso. A internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, até aqui não é novidade para ninguém, o que poucos falam é que ela também modificou a forma como nos relacionamos uns com os outros e a maneira como absorvemos essa comunicação. Eu não quero soar apocalíptico e dizer que os seres humanos não estavam preparados para tal advento tecnológico. Eu prefiro afirmar que, por incrível que pareça, não nos adaptamos ainda a sermos seres humanos. Ficou confuso?
Se nos basearmos no calendário cristão, estamos em 2019 D.C. e isso significa que ainda hoje não aceitamos as pessoas como elas são. Fazemos distinção de todas as maneiras possíveis: pela cor, orientação sexual, tipo físico, classe social, entre tantas outras.
Sendo a internet apenas um reflexo do que somos e de como agimos, não me surpreende que, a cada dia que passa, estamos mais intolerantes e nos dividindo em grupos cada vez menores. As redes sociais não se limitam mais a “empurrar” propagandas que possam nos interessar, agora ela sugere conexões com pessoas que têm perfil similar ao nosso. É isso mesmo que queremos? Pessoas iguais a nós mesmos?
Muito se fala em polarização política, mas é assim que tendemos a resolver as coisas, sempre de maneira binária: o bem e o mal; o certo e o errado; o sim e o não; Somos mais complexos e as possibilidades são infinitas, mas se não enxergarmos isso corremos o risco de vivermos praticamente isolados uns dos outros.
Ultimamente quando estamos online, basta um comentário contrário para iniciarmos um longo embate. O dedo coça para apertar o botão de “desfazer amizade”. E a culpa disso é nossa. Ficamos tão transparentes que misturamos o que não deveria ser misturado, já que temos a dificuldade de aceitar as outras pessoas e suas opiniões.
Antes da internet os colegas do colégio estavam no colégio, os colegas do trabalho estavam no trabalho e assim sucessivamente. Escolhíamos melhor os assuntos e pensávamos antes de emitir nossas opiniões. Mas hoje estão todos vinculados ao nosso perfil online e quando falamos pra um, falamos para todos. Então ou passamos a ser menos transparentes ou precisamos aceitar a conviver com diversas opiniões. E me parece que unir a primeira opção com a segunda é o melhor para seus relacionamentos, assim como para os seus negócios.
Acho que já chegamos a conclusão que não somos tão evoluídos como deveríamos ser, então é hora de proteger nosso networking, proteger nossas relações sociais e estarmos prontos para ouvir mais do que falar.
A cada deslike que alguém do seu círculo dá é mais uma possível oportunidade que se vai. Imagine que você possui uma empresa de segurança, destas que instalam alarmes, câmeras e etc. A maneira como você se porta nas redes faz com o que o potencial consumidor se afaste de você por não possuir afinidades com sua persona. Sim, sabemos que isso não deveria ser levado em consideração, mas será que você também não age assim?
Além disso, quando deixamos de incluir pessoas em nossos círculos pela maneira dela se posicionar, estamos fechando uma porta pra diversas pessoas que pensam como ela, isso se torna um vício sem conserto. Se queremos, como pessoas, nos isolarmos em nossos pensamentos e certezas é um direito nosso, mas nosso negócio não deve refletir quem somos, ele deve possuir personalidade própria e de preferência neutralidade até onde for possível.
Por esses motivos, se você possui um negócio ou tem intenção de abrir um, analise se realmente é necessário ter uma opinião formada sobre tudo. Eu compreendo que queremos dizer ao mundo o que pensamos, que temos essa necessidade de aceitação, mas isso pode estar prejudicando o progresso do seu empreendimento, da sua atividade ou até mesmo sua carreira.
Para obter sucesso é preciso não só jogar o jogo, como entender bem as suas regras. Quantos menos as pessoas souberem sobre suas opiniões pessoais, mais chance você tem que ela não confunda você com o seu empreendimento.
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