Por Alice Viana Falson
Técnica ensina como desenvolver uma narrativa a fim de prender a atenção do público desejado.
Você já passou por um momento em sua vida em que você estava cansado, que nada que você fazia dava certo e que só queria desistir? Mas aí algo ou alguém acontece e de repente tudo parece melhorar, e por consequência você percebe que tudo aquilo que você estava sentindo não passava de um momento ruim, e que as coisas já voltaram ao normal. Se sim, fico feliz em saber que as coisas estão bem com você! Se não, fico feliz em saber que você está bem.
Mas a situação descrita acima foi apenas para demonstrar uma técnica que vamos falar nesse texto. O método ABT (And, But and Therefore), ousimplesmente Storytelling. Em português essa técnica é conhecida apenas como storytelling, e traduzindo o nome do método, seria “por consequência, mas e portanto”.
O conceito de storytelling é que dessa forma a informação se torna muito mais atraente quando há conexões extraídas entre pedaços diferentes da informação, nas quais constroem tensão (e interesse) e que por fim serão resolvidos. Desta forma, a técnica de storytelling é muito mais engajadora do que simplesmente listar dados, fatos e pesquisas (caso o seu texto seja menos fictício). Ou seja, ao invés de apenas listar todas as informações restantes, todos os eventos e tudo o mais, os esforços de sua comunicação deveriam ser estruturados para criarem uma narrativa de forma mais clara.
Ou seja: essa técnica serve para ajudar a melhorar o desenvolvimento de uma narrativa, e ela pode ser usada nas mais diversas situações. Se você sente que um texto seu não está bom, tente substituir alguns dos “e” por “mas” e veja o que acontece. Instantaneamente, você muda a situação, criando um conflito e uma tensão na narrativa. Agora basta você criar uma forma de acrescentar o “portanto” (ou “por consequência” e outros sinônimos) e pronto, você tem uma narrativa com início, meio e fim. E é justamente por isso que a técnica de storytelling funciona: no momento que você cria um início, um meio e um fim bons o suficiente, você cria engajamento com o público.
Como você pode ver, é algo simples. Você tem a sua situação, cria ou enxerga uma complicação que te faz buscar uma conclusão para essa complicação. Veja mais um exemplo:
“Eddy foi órfão por muito tempo e encontrou consolo nas revistas em quadrinhos, seguindo os exemplos de bondade dos super-heróis. Mas quando foi adotado por uma família, ele se viu em problemas por causa de sua vontade de ser como os seus super-heróis, algo que fez com que ele e sua família adotiva se dedicar a mudar de hábitos. ”
Muitas vezes quando estamos vendo TV, ou quanto estamos lendo um livro, ou até mesmo quando estamos diante de uma reportagem ou de um anúncio, estamos vendo um início, meio e fim. E muitas vezes o método utilizado para contar esse início, meio e fim é o método do storytelling. Isso acontece porque o storytelling é uma das melhores formas de narrativas que existe, tornando o entendimento fácil, e prendendo o público.
Então você já sabe. Se você está procurando uma forma de melhorar a sua narrativa (seja ela qual for), experimente substituir alguns “e” por “mas” e veja como a narrativa se transforma. Você também pode utilizar esse método para criar textos (sejam fictícios, reais ou sobre produtos) e melhorar o engajamento de seu público com a sua empresa/produto.
Você já conhecia esta técnica? Por favor, deixe os seus comentários abaixo!
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Sou analista de treinamento e e atuo no desenvolvimento de conteúdos para treinamentos. Atualmente tenho usado esta técnica e percebo que torna tanto o ensino quanto aprendizado mais efetivo!