Ao longo da minha carreira li muita literatura sobre gestão de equipe, muitas delas extensas e repletas de referencial teórico. Porém, nos últimos anos, notei que a adoção de simples hábitos pode melhorar, e muito, a gestão e acompanhamento do time
Por: Gustavo Tavares
1 – Seja claro nas suas demandas
Com o tempo cada vez mais escasso, temos o hábito de encaminhar demandas em pé no corredor e com meia dúzia de palavras. Desdobramos uma tarefa de modo superficial, partindo do pressuposto que o entendimento do time é igual ao nosso.
Porém é necessário ser claro quando solicitar algum produto.
Gaste mais tempo explicando, fornecendo modelos, detalhando sua expectativa frente a entrega solicitada. Quando possível envolva a equipe na construção, o envolvimento gera comprometimento e esse sentimento contribui de forma muito positiva na qualidade da entrega.
2 – Crie a rotina de fornecer feedbacks
Lembre-se que você é um dos principais contribuintes do desenvolvimento do time. Crie a rotina de oferecer feedbacks constantes, dando a oportunidade do seu colaborador melhorar no curto prazo.
Quando for passar um feedback mostre exemplos, situações e sempre seja franco. Feedbacks amplos e sem contextualizar situações práticas, gera um sentimento de descrédito. É fundamental seu colaborador se identificar com a situação, perceber o ponto de melhora.
3 – Forneça as ferramentas necessárias
Esse item é complementar dos dois primeiros, quando passar uma demanda tenha em mente que seu colaborador pode simplesmente não saber fazer. O ponto não é passar modelos prontos ou fórmulas vazias, mas sim indicar o caminho. Colocando-se como ponto de apoio.
O mesmo é aplicado no feedback, quando o recado for negativo forneça insumos, mesmo que comportamentais, para que seu colaborador saiba para que caminho seguir. O segredo é sempre orientar, não se esqueça: que você já foi tão ou mais inexperiente que seu colaborador.
4 – Diga não ao celular
Esse item é polêmico, mas ao mesmo tempo muito simples. Quando seu colaborador te procurar, não fique ao celular enquanto conversa com ele. Abaixe a tela do notebook, coloque o celular de lado.
Dê a atenção ao seu time do mesmo modo que gostaria de receber do seu Diretor, ou mesmo do Presidente. Se seu colaborador te procurou, é porque ele precisa da sua ajuda.
5 – Seja exemplo
Busque no seu time apenas os valores que você mesmo consegue transparecer: pontualidade, cumprimento de prazos, gestão de conflitos, qualidade da entrega, bom relacionamento, preocupação com o outro. Todos são pontos que você precisa mostrar, para assim, poder trabalhar com seu time.
Gerir pessoas é uma arte, muito podem ler esses itens e acharem simples, superficiais talvez. Mas se olharmos no nosso dia a dia, vamos enxergar uma grande oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas que trabalham conosco.
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