nov
01

Saiba responder e-mails rudes no trabalho

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: InfoMoney
01 de novembro de 2012 - 0:09 - atualizado às 0:32

Saiba-responder-e-mails-rudes-no-trabalho-televendas-cobranca

Você fica chateado com o conteúdo mal-educado e pode se atrasar porque passará o dia inteiro pensando em como responder esses e-mail, saiba como

Nada pior do que abrir sua caixa de e-mail e se deparar com mensagens não tão educadas. Você jamais esperaria esse tipo de grosseria e elas podem estragar toda a sua jornada: você fica chateado com o conteúdo nelas expresso e você pode se atrasar porque passará o dia inteiro pensando em como respondê-las. Confira 4 dicas para responder e-mails rudes:

1. Não os responda diretamente
É lógico que é digno de ficar bravo e chateado quando você recebe uma mensagem rude. Porém, o melhor a se fazer nesses casos é colocar uma “estrelinha” neles e respondê-los mais tarde. Você estará mais calmo e não será tão rude e poderá pensar na resposta mais profissional possível. É aquela velha história: quando fazemos algo por impulso, dificilmente nos saímos bem. Finalmente, considere até ignorar o e-mail. Algumas pessoas simplesmente não valem seu estresse. Mas, óbvio, se for uma mensagem do seu chefe ou de algum cliente, você precisa responder. Portanto, siga o que foi explicado anteriormente.

2. Seja prestativo e educado
A melhor maneira de responder esse tipo de e-mail é “usar a sutileza da pata de um elefante”. Normalmente, quem envia mensagens mal-educadas espera conteúdo similar. Portanto, não dê esse “gostinho” ao autor da mensagem e seja prestativo e educado. Por exemplo, diga que está aberto às críticas e discussões sobre o assunto, que a opinião da pessoa é sempre bem-vinda, e que, se ela quiser, pode entrar em contato pessoalmente. Por outro lado, isso também ajuda você a se prevenir de ser grosso com quem não queria sê-lo. A correria do dia-a-dia faz com que as pessoas escrevam coisas sem pensar. Nesse caso, com uma resposta desta maneira, a pessoa vai possivelmente se arrepender e até pedir desculpa.

3. Peça uma terceira opinião
Se você realmente não tem ideia de como responder àquela mensagem rude, peça ajuda a um amigo que está fora da situação. Mande o e-mail para ele junto com um rascunho do que você pretende responder. É bom ouvir a opinião de um terceiro.

4. Uma vez respondido, bola para frente
Uma vez que você seguiu os três passos anteriores e apertou o botão de enviar, bola para frente. Não fique se remoendo pelo conteúdo da mensagem do remetente e nem pelo que você escreveu. Resolva isso o mais rápido possível e esqueça o acontecido. Quanto melhor o clima na empresa, melhor para você; pense nisso.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Sugestão: relacione-se. Procure a pessoa e fale pessoalmente sobre o tema. Nem sempre nossa interpretação está correta, pq tb fazemos nosso julgamento pessoal. O olho no olho esclarece melhor as coisas. Depois disso, caso seja necessário ou hajam outras pessoas em cópia, apenas registre o que foi acordado após a conversa pessoal.

    Jessica Gomes em 03 de novembro de 2012 - 19:41

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: