Por: Alessandro Ichikawa
Até o presidente Kennedy já usou esta ideia em vários de seus discursos. Alguns dizem que a tradução da palavra “wei-chi” em chinês não quer dizer necessariamente crise e oportunidade.
De qualquer maneira, trata-se de uma costumeira retórica a qual, independente de ser uma falácia ou não, para mim, trata-se de uma verdade corporativa.
De tempos em tempos, todas as corporações passam por “reestruturações”, “redesenhos”, “reengenharias”, ou qualquer outro nome que damos aos cortes. Sim meus amigos, quem já não vivenciou este momento em alguma de suas experiências?
Seja como um mero expectador, como um novo contratado ou como um dos descartados, todos nós já passamos por uma experiência como esta e minha leitura é sempre positiva. Lembro-me que um grande amigo que em uma destas reestruturações, fora um dos cortados. Obviamente, o primeiro impacto é negativo, mas especialmente no caso dele, foi sem dúvida muito positivo.
Apenas informando para seu network o acontecido, em menos de 1 mês ele já estava recolocado numa empresa maior e em uma posição de maior destaque e importância.
Vejo também que para os que ficam, e que como eu, acreditam em “wei-chi”, esta suposta “crise” é sem dúvida uma grande oportunidade.
Em primeiro lugar, se permanecemos na companhia significa que temos ainda algo para contribuir e sendo assim, as atenções se voltam focadas em nós. Certamente a meritocracia será reforçada e as oportunidades de crescimento e aprendizagem aumentarão.
Muitos erroneamente só veem a crise e, pensando que serão os próximos, “abandonam o barco” sem mesmo ter a certeza de que ele está afundando.
No início de minha carreira, vi alguns de meus colegas sendo dispensados e uma frase de um colega me marcou muito, pois ao mesmo tempo em que era simples e clichê, resumiu muito bem o momento: “quem viver verá”. Dito e feito. Depois de alguns anos, muitos daqueles que permaneceram colheram os frutos da persistência.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.