A maneira na qual os profissionais serão remunerados durante o ano é considerada a maior preocupação dos gestores pessoas do Brasil. A constatação foi feita por estudo desenvolvido pela consultoria de recrutamento Michael Page.
Ao todo, a empresa ouviu 4.300 diretores de recursos humanos em 32 países. O trabalho avaliou quais são os maiores desafios que precisarão ser geridos ao longo do ano e o que deve dominar a pauta de discussões.
Salários e benefícios são o foco de 57% dos entrevistados brasileiros. Na média dos demais países, o tema é um problema para 41% dos gestores.
Encontrar talentos continua sendo motivo de reclamação em todas as partes do mundo. Para metade dos empregadores, a busca continua sendo “difícil” ou “muito difícil”. No Brasil, 52% classificam a situação como dentro destes parâmetros.
Para resolver a questão, os departamentos de RH estão adotando canais múltiplos de busca por talentos: globalmente, 91% utilizam canais on-line de divulgação de vagas, 84% colocam no próprio website e 83% procuram por consultorias de recrutamento.
Para a maioria dos líderes, as empresas especializadas são o melhor caminho para encontrar e recrutar bons profissionais, especialmente para cargos de gestão. É um fato em todas as regiões pesquisadas.
EXPECTATIVA
Na Rússia, 96% dos diretores ouvidos afirmaram que irão contratar ao longo do ano. Na Turquia, 95% afirmaram o mesmo, enquanto na China, 94%.
O Brasil vem na sequência, dividindo a quarta posição do ranking com México e Estados Unidos, com 93% os entrevistados afirmando que suas companhias irão aumentar o quadro de funcionários em 2013.
Os países europeus ocupam as últimas posições do ranking. Polônia, Itália, Espanha e Portugal são as nações que menos devem contratar ao longo de 2013.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.