Uma pesquisa divulgada pelo site americano CareerBuilder revela que a maioria (87%) dos empregadores não gasta mais do que 15 minutos para “filtrar” os melhores candidatos para preencher determinada vaga de emprego.
O estudo, realizado com 2.201 gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos que atuam em empresas de diversos setores, mostra, ainda, que 47% dos selecionadores conseguem saber logo nos primeiros cinco minutos de uma entrevista se o candidato é adequado ou não para ocupar a vaga.
De acordo com os profissionais entrevistados, os principais fatores que podem resultar na eliminação do candidato logo no início de uma entrevista de emprego são: parecer desinteressado (55%), vestir-se inadequadamente (53%), demonstrar arrogância (53), falar mal do antigo empregador (50%), usar o celular durante a entrevista (49%) e estar desinformado sobre a empresa (39%).
O headhunter do site Recrutando.com Luiz Pagnez explica que nos primeiros cinco minutos de uma entrevista o selecionador irá avaliar a parte comportamental do candidato, ou seja, se ele é introvertido ou extrovertido, se mostra confiança, se tem postura condizente com a cultura da empresa ou se demonstra interesse pela vaga.
Após esse primeiro contato, segundo Pagnez, o recrutador começará a abordar questões mais técnicas como habilidades e conhecimentos do candidato. “Caso o recrutador tenha uma boa impressão, estará mais aberto para ouvir sobre o que ele tem a oferecer e agregar naquela vaga.”
Para o especialista, educação, respeito, confiança e, principalmente, uma vestimenta adequada podem contar pontos importantes para o candidato.
“Lembre-se de que você não vai a uma festa. Então, é melhor exagerar na formalidade do que ser informal demais. Olho no olho, prestar atenção no que o recrutador diz ou pergunta e conhecer detalhes sobre o seu possível empregador são essenciais”, diz.
O que não fazer durante a entrevista
O headhunter acrescenta outros cinco itens à lista de atitudes que podem fazer com que as chances do candidato desçam pelo ralo no momento da conversa com o recrutador:
1 – Demonstrar cansaço ou bocejar demais;
2 – Aperto de mão muito fraco ou muito forte;
3 – Não prestar atenção no recrutador;
4 – Falar demais ou interromper o recrutador;
5 – Fazer piadas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.