Mar
27
26 de março de 2014 - 18:02

Quem-sao-e-o-que-planejam-os-alunos-dos-melhores-cursos-de-mba-do-mundo-televendas-cobranca

O índice de alunos que planejam retornar ao país logo após o término do MBA saltou de 77% para 93%, em razão do potencial econômico do Brasil.

A GNext Talent Group chega à sexta edição da pesquisa “O Estudante de MBA em Escolas Internacionais”. O estudo exclusivo oferece ao mercado informações sobre estudantes brasileiros que estão cursando MBA nas melhores escolas de negócios dos Estados Unidos e da Europa. A pesquisa traz informações relacionadas a padrões socioculturais, carreira, qualidade de vida, empresas mais admiradas, escolha e custeio dos cursos, remuneração, dentre outros temas. As informações estão estruturadas em análises gerais e regionais sobre cada um dos tópicos.

Os estudantes, em sua maioria, desejam voltar ao Brasil. Em razão da estabilidade e do potencial de crescimento econômico do país, o índice de alunos que planejam retornar logo após o término do curso de MBA saltou de 77% em 2011/2012 para 93% na pesquisa deste ano. Dentre os motivos para voltar, o quesito “oportunidades” é mencionado por 45% dos entrevistados.

O número de interessados em regressar ao Brasil também cresceu significativamente na análise por regiões: em 2011/2012, o índice era de 77% tanto nos EUA quanto na Europa. Em 2013, esse percentual subiu para 96% e 90%, respectivamente.

Google e Apple continuam no topo da lista das empresas mais admiradas pelos alunos, apesar de ambas registrarem queda em seus percentuais: a preferência pelo Google passou de 22% para 13% e pela Apple, de 21% para 11%. Destaque para o desempenho da Ambev/ABInbev, que cresceu de 2% para 10%. O Itaú passou de 5% para 6% e a Natura, de 2% para 6%.

Na escolha de uma empresa para trabalhar, a análise geral revela que 64% dos alunos valorizam a orientação para resultados – eram 66% na pesquisa anterior. O segundo aspecto mais valorizado é o empreendedorismo da empresa, que passou de 46% para 53% das citações, seguido pelo planejamento de carreira, que subiu de 44% para 49%.

Os aspectos mais mencionados pelos admiradores do Google foram: cultura de meritocracia, empreendedorismo, flexibilidade e inovação em ambiente competitivo e desafiador. Os alunos também mencionaram respeito, tratamento diferenciado e compromisso com a qualidade de vida dos funcionários, assim como o orgulho por trabalhar na empresa.

Inovação é o atributo relacionado à Apple, que também é admirada por ditar tendências, pela qualidade dos produtos, bem como pela atenção à experiência do usuário de seus produtos. A velocidade de decisão, execução e orientação ao resultado são os diferenciais da Ambev/ABInbev. A gestão, crescimento e solidez diferenciam o Itaú. Os entrevistados relacionam a Natura a um bom ambiente de trabalho, à preocupação com a sustentabilidade e à adesão aos valores da empresa por parte dos funcionários.

Setores de atuação pré e pós MBA

A predominância dos alunos que já atuavam no mercado financeiro e em consultorias antes de ingressarem no MBA se mantém, apesar da retração de 32% para 20% verificada em mercado financeiro e de 24% para 20% em consultoria.

A representatividade da indústria de bens de consumo, que no levantamento anterior foi de 4% no quadro geral, avançou para 10% em 2013. É forte a presença de alunos oriundos do setor de energia, com 13% de participação (contra 3% em 2011/2012) e de engenharia, setor no qual atuavam 8% dos alunos no cenário geral (eram 2% na pesquisa anterior).

Já no que refere aos segmentos de interesse após a conclusão do MBA, o de consultoria (que passou de 54% para 45%) perdeu espaço para o setor de private equity, que foi apontado como o mais atraente por 67% dos alunos no cenário geral (o índice era de 47% em 2011/12).

O interesse pelo mercado financeiro totaliza 44% (o índice era de 42% em 2011/12) e pelo setor de bens de consumo chega a 36% frente aos 29% alcançados em 2011/12. Ainda cresceram em representatividade no interesse dos estudantes os segmentos de energia (de 29% para 36%), venture capital (27% para 35%), negócio próprio (14% para 22%) e farmacêutico (8% para 20%).

Em comparação com os resultados da pesquisa de 2011/12, os entrevistados demonstraram ter a expectativa de ocupar cargos mais seniores depois de concluir o MBA, possivelmente em razão da maior participação de alunos em faixas etárias mais altas. No cenário geral, 50% dos alunos espera ocupar cargos de gerência, gerência sênior ou diretoria (contra 44% em 2011/12).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: