Dec
17
16 de dezembro de 2018 - 14:00

Quanto-tempo-devo-esperar-para-ver-se-minha-empresa-dara-lucro-televendas-cobranca

Por: Arnaldo Vhieira

Quanto tempo se deve esperar para uma empresa dar lucro real?

A partir das reflexões de final de ano, tenho certeza que um dos questionamentos de um pequeno ou médio empreendedor é saber quanto tempo ele deve esperar para que a empresa possa dar, realmente, lucro.

Reafirmo que uma das competências empreendedoras (talvez aquela a ser desenvolvida continuamente) é o exercício da paciência, pois no mundo dos negócios os retornos devem ser pensados a médio e longo prazo.

Nesse sentido, a resposta para a pergunta título deste artigo é: não existe tempo exato, pois tudo depende de fatores controláveis (gestão do negócio) e incontroláveis (externos aos negócios).

Fatores controláveis

Como itens controláveis, estão os investimentos necessários para abertura e crescimento da empresa, o domínio das despesas operacionais (margem operacional), a gestão das ações cotidianas para a operacionalização do negócio e as práticas adotadas para a retirada dos sócios.

O gerenciamento efetivo desses fatores, com a criação de indicadores de lucratividade para cada um por meio de taxas de contribuição e retorno (de acordo com a natureza da atividade), pode garantir que o lucro real venha a ser percebido a curto e médio espaço de tempo.

Fatores incontroláveis

Já os fatores externos, como a sazonalidade de vendas e de comportamento do mercado, os valores cobrados pelos fornecedores, a tributação de impostos pelo Governo (seja Municipal, Estadual ou Federal), entre outros, devem ser continuamente vigiados para que as entradas financeiras (caixa) possam permitir com que o negócio opere sempre no azul e nunca no vermelho.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: