Aug
01

Quanto impacto o início da sua apresentação precisa ter?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
31 de julho de 2017 - 18:03

Quanto-impacto-o-inicio-da-sua-apresentacao-precisa-ter-televendas-cobranca

Por: Marco Franzolim

“Gostaria de agradecer a presença de vocês, agradecer ao fulano e ao beltrano pelo convite, fico muito feliz pela oportunidade de estar aqui com vocês, blábláblá…” Você já parou para pensar como esse tipo de começo de apresentação é ruim? Perder tempo agradecendo as pessoas, cumprimentando outras, etc, pode afundar a atenção e o entendimento do seu conteúdo.

Então, como começar uma apresentação com qualidade e, quem sabe, impacto? Primeiro você precisa pensar no seu público-alvo: quem são eles, porque eles vieram assistir a sua apresentação e o que eles esperam receber de você. O que você deve entregar a eles, para que saiam satisfeitos do seu talk? Talvez seja interessante indicar que essas informações serão entregues.

Mais do que isso: com quanto impacto sua apresentação precisa começar para funcionar? Tudo depende do seu tema e da audiência. Eles precisam de impacto para se conectarem com você, ou são pessoas mais focadas e preocupadas com a mensagem da sua apresentação?

Veja que, para um público que demanda impacto para gerar atenção, começar cumprimentando um a um da mesa, agradecendo a presença, é uma bomba, muitas vezes com consequências irreparáveis. Ou seja, se começar errado, você não recupera a atenção perdida.

Existem alguns parâmetros que seguimos aqui na agência, quando escrevemos o roteiro de uma apresentação que deve ser impactante desde o começo: gerar impacto, intrigar ou inspirar.

Para começar com impacto, pense em quebrar a expectativa que seu público tem de você. Como eles esperam que você vai começar? Mude isso. Você pode começar com uma história, uma anedota, indicando que problema você vai resolver ou até já revelando sua conclusão.

Para intrigar, você deve começar com uma pergunta retórica: aquela que você faz não esperando uma resposta, e sim querendo que o seu público reflita sobre aquele assunto.

Para inspirar, comece com uma informação nova, que o seu público não conheça, mas que tenha a ver com suas preocupações e com o porquê deles terem vindo assistir a sua apresentação.

Para qualquer um dos tipos de introdução de apresentação que você escolher, um fato é verdadeiro: nenhuma delas você vai conseguir criar antes da apresentação: todas são feitas assim que você finalizar o material.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: